terça-feira, 3 de março de 2020

Censurado pelo Facebook

Nova Atualização: 
No dia 18/3/2020,  este blogue foi novamente bloqueado pelo Facebook. Agradeço a todos os que ajudaram a tentar desbloquear, mas não resulto, os que censuraram tiveram mais força. MUITO OBRIGADA na mesma.


*******************************************************************************
Atualização: 
No final da tarde de 6/3/2020, e graças à colaboração de muitos amigos no Facebook, este blogue foi desbloqueado naquela rede. Agradeço a todos os que participaram enviando mensagens para o Facebook explicando porque era um erro bloquear este site. MUITO OBRIGADA

*******************************************************************************
Sustentabilidade é Acção, este local virtual de informação e alerta ambiental, foi censurado pelo Facebook. Esta plataforma eliminou todas as publicações que tinham um link para este blogue.


Um blogue que criei há quase 11 anos, como forma de participação cívica, partilhando preocupações e divulgando informações, por vezes opiniões, sobre questões ambientais e da nossa sociedade, trazendo vozes mais esclarecidas e vídeos informativos.

Um blogue que já teve mais de 1,5 milhões de visitas, e o qual, com mais ou menos tempo, mas sempre com dedicação ao planeta e à causa pública, vou alimentando conforme posso e sei. 

Um blogue que foi feito com muitas, muitas horas de dedicação, ao longo  quase 1400 mensagens publicadas.

Um blogue que não tem publicidade, um blogue sem fins lucrativos, um blogue que é uma missão.

Um blogue que, desde 2010, venho partilhando as publicações no Facebook, na página criada para o efeito (Sustentabilidade é Acção) e no meu mural, à medida que os blogues foram trocados pelas redes sociais.

E o Facebook censurou este blogue, porque "não respeita os padrões da comunidade", dizem, sem explicar coisa nenhuma. e apagaram todas as mensagens que tinham ligação a este blogue: no mural, na página referida.  E o mesmo fizeram na conta do Instagram, que quase não é utilizada.

Já respondi ao Facebook que deve ser engano, pedindo a revisão. Provavelmente nunca vão "rever" ou responder. Veremos. Seja como for, lamento isto, que acontece a 11 dias dos 11 anos!

Talvez este seja o incentivo que precisava para largar de vez o mundo virtual, pois não me parece que a maioria dos blogues ou sites hoje consigam sobreviver sem presença nas redes sociais. A ver vamos. 

Obrigada a quem leu este desabafo. Até breve!
Manuela Araújo
3/3/2020, Vila Nova de Famalicão, Portugal

12 comentários:

  1. Que mais poderei senão manifestar a minha total solidariedade para com um blogue que pugna pela defesa da qualidade de vida e do Ambiente em Geral? Partilho a minha mágoa perante tamanha vilania, em tudo semelhante a duas situações de que o Ambiente Ondas3 também foi alvo há uns anos. Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Pondero abandonar o Twitter e «migrar» para o Mastodon.

    ResponderEliminar
  3. Solidário, consigo.
    E se desiste, fará o jogo "deles"
    e o que "eles" querem que faça
    Eu visito-a
    e... tudo nas redes sociais é muito mais volátil.
    Esta sua escrita fica.
    Não desista!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rogério, sim, não está fácil jogar o jogo deles, mas desistir também não é muito a minha praia. Muito obrigada

      Eliminar
  4. Os desígnios do Facebook são, no mínimo, muito duvidosos, quase parecendo um estado paralelo...
    Não desista, Manuela, a sua marca acaba sempre por ficar.

    ResponderEliminar
  5. Caríssima, também venho manifestar minha solidariedade embora não me admire que as coisas se venham a agravar ainda mais nesse sentido. Apesar de raramente me manifestar, por aqui passo todos os dias para dar conta das novidades que apresenta, mas acredito que seja dificil continuar sem o 'apoio' das redes sociais, aonde eu também passo por alto, tendo apenas registo em apenas meia dúzia de grupos, acessados só aqui em casa no computador pois meu telélé é básico, sem acesso à rede, que uso apenas no período da noite, por opção. E TV já há muito que desapareceu daqui de casa. Já pode imaginar portanto que cada vez mais estou noutra onda, praticamente desconectado do sistema e conectado à natureza pois vivo numa quinta nos arredores de Vila Real.
    Enfim, faço votos para que consiga continuar mantendo activo e dinâmico este espaço mesmo sem dessas 'muletas' que, infelizmente, estão cada vez mais alienando o verdadeiro propósito para que foram criadas. Saudações e até sempre...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Álvaro, pois faz muito bem ligar-se mais à natureza; eu, apesar de viver num parque e trabalhar noutro, se não vivesse ainda na cidade provavelmente é o que faria. Ou farei em breve, espero. Muito obrigada pelo apoio e até breve

      Eliminar
  6. O que é possível fazer: partilhar no facebook um link para este blogue.
    Surgirá uma caixa informando que o blogue foi bloqueado por não respeitar as regras do facebookm onde há um link para se protestar.
    Se houver centenas de pessoas a protestar contra esta decisão (automática, e provavelmente resultado de um ataque de meia dúzia de pessoas combinadas para denunciar este blogue), é provável que o processo seja visto por alguém que se dê conta de que houve aqui um erro.
    Portanto: é apelar a todos os leitores para que vão ao facebook partilhar o link, e protestar.
    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  7. Atualização:
    No final da tarde de 6/3/2020, e graças à colaboração de muitos amigos no Facebook, este blogue foi desbloqueado naquela rede. Agradeço a todos os que participaram enviando mensagens para o Facebook explicando porque era um erro bloquear este site. MUITO OBRIGADA

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.