quarta-feira, 25 de março de 2020

Como surgiu o coronavírus?

Estudos vários começam a apontar que a origem de muitas doenças epidémicas como a COVID-19, provocada pelo novo coronavírus, são transmitidas por certos animais em determinadas condições. As "zoonoses" são doenças infecciosas capazes de ser naturalmente transmitidas entre animais e seres humanos. Neste caso, ao que tudo indica, a origem estará no comércio de animais selvagens no mercado de Wuhan na China: vejam o vídeo abaixo, explica de uma forma muito clara.


Aconselho a leitura do artigo "Biodiversidade e Saúde" publicado pela Associação Campo Aberto em 2018, e republicado recentemente, devidamente fundamentado, onde o surgimento de doenças epidémicas é inequivocamente ligado à intromissão humana na vida selvagem, do qual ficam aqui dois parágrafos:


«Em pleno Antropoceno, a alteração do uso dos solos, as populações animais e o clima arrastam o aparecimento de doenças transmissíveis dos animais aos seres humanos, ou seja, de zoonoses.

...

Com cerca de 60 por cento dos agentes patogénicos humanos e cerca de 60 por cento das doenças infeciosas emergentes classificadas como zoonoses, ou seja, transmissíveis dos animais aos seres humanos, essas patologias (gripe das aves, VIH SIDA, SRAS e Ebola, etc) representam um desafio crescente de saúde pública a nível mundial.
...
As atividades humanas influenciam a emergência e a transmissão da quase totalidade das zoonoses, quer como motor principal quer como fator secundário.

A humanidade modifica o seu ambiente desde que surgiram seres humanos, mas, com uma população mundial em aumento constante e uma necessidade exponencial de recursos, aumentam de rapidez a expansão geográfica das atividades humanas e as pressões associadas (agricultura, urbanização, atividades industriais). São diminutos os espaços atualmente isentos da marca antrópica.

Daí resulta simultaneamente o desaparecimento em massa das populações animais selvagens e um contacto reforçado do Homem com a fauna cujo espaço vital se vai reduzindo. Estando essa pressão antrópica sem precedentes sobre os ecossistemas em constante aumento,  e em contexto de mudanças ambientais globais, as doenças zoonóticas continuarão no futuro a emergir.»




Este vídeo é uma tradução por QI News do vídeo original de VOX (aqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.