quinta-feira, 5 de março de 2020

Troca de Sementes de Famalicão e Mercadinho da Primavera

Sábado, 7 de março 2020: 
Mercadinho da Primavera: 10h00 - 18h00; 
Troca de Sementes: 14h30 - 17h30; 
Central de Camionagem, Vila Nova de Famalicão.

Dia 7 de Março, irá ocorrer a 9ª edição da Troca de Sementes de Famalicão, evento basilar da Associação Famalicão em Transição, que visa promover a soberania alimentar, preservar a biodiversidade e evitar a extinção de variedades tradicionais, através da troca gratuita ou cedência de sementes.

Em simultâneo, acontecerá a 2ª Edição do Mercadinho da Primavera, que pretende dar a conhecer ao consumidor em geral, alternativas sustentáveis e soluções práticas, fáceis de implementar na nossa rotina do dia-a-dia, bem como os benefícios que estas simples trocas acarretam para o bem-estar: do próprio e do planeta. Este evento consiste num Bazar Ecológico para venda de artigos sustentáveis, stock off, upcycling, alimentação biológica, vegan e/ou a granel e serviços de terapias, bem como numa Feira de Usados, para venda de artigos em 2ª mão, promovendo o consumo sustentável e a economia circular.

A Madrinha do Mercadinho da Primavera será a Alexandra Arnóbio, figura reconhecida pelo seu trabalho na promoção da reutilização e de uma economia circular através da “Era uma vez Upcycling Projects”, cujo mote é o de acreditar num mundo mais sustentável, onde o lixo de uns pode tornar-se no luxo de outros. Com uma parceria com a Lipor, a missão da Alexandra Arnóbio é olhar para o que está à nossa volta e criar novas funções, perpetuar a memória de tempos que já foram num futuro que ainda irá ser.

Sustentabilidade e economia circular são valores que Famalicão em Transição promove, tanto com a Troca de Sementes, como com os mercadinhos, aos quais se junta o grupo Eco-Trocas Famalicão, que irá proporcionar um Ponto de Trocas, no decorrer deste sábado. Este grupo, criado através do Facebook, tem como objetivo promover a redução do consumo através de trocas gratuitas, com aproveitamento de recursos já existentes, contribuindo para a diminuição de desperdícios.

Estão convidados a vir a Famalicão e conhecer estes projetos e pessoas que trabalham por um mundo mais sustentável.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.