sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Parem de subsidiar o petróleo, apostem nas florestas!

«Os ativistas ambientais Greta Thunberg e George Monbiot ajudaram a produzir um curta-metragem (abaixo), destacando a necessidade de proteger, restaurar e usar a natureza para enfrentar a crise climática. Ecossistemas vivos, como florestas, mangues, pântanos e fundos marinhos, podem extrair enormes quantidades de carbono do ar e armazená-los com segurança, mas as soluções climáticas naturais atualmente recebem apenas 2% do financiamento gasto na redução de emissões.»  (daqui)

«O seu apelo para proteger, restaurar e financiar soluções climáticas naturais vem à cabeça da greve climática global liderada por jovens na sexta-feira e de uma Cimeira da ONU sobre Ação Climática em Nova York na segunda-feira. ...

Restaurar a natureza também ajuda a proteger as pessoas dos crescentes eventos climáticos extremos que a crise climática está a provocar, pois as árvores ajudam a evitar inundações e os mangues protegem as costas. Além disso, a aniquilação da vida selvagem que resultou na redução de 60% na população de animais desde 1970 pode ser combatida, recriando o habitat perdido. No entanto, continua sendo vital que a queima de combustíveis fósseis seja interrompida para que a emergência climática termine.

"No momento, estamos a ignorar as soluções climáticas naturais", disse Thunberg. “Gastamos 1000 vezes mais em subsídios globais a combustíveis fósseis do que em soluções baseadas na natureza. Esse é o vosso dinheiro, os vossos impostos e as vossas economias".»

Fonte: The Guardian, 19/9/2019 (tradução livre)



Ver também: Florestas, a solução esquecida (com Jane Goodall e Alec Baldwin)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.