terça-feira, 17 de setembro de 2019

O martelo da destruição

Estranhamento Global é o título do 2º episódio da série documental portuguesa  2077 - 10 Segundos Para o Futuro.

A série é de 2017, mas ontem na RTP1 passou novamente o 2º episódio, onde são focados temas como a destruição de recursos, a perda de biodiversidade e as alterações climáticas.

As imagens ao lado são da parte em que Prem Rawat compara a tecnologia nas mãos de humanos a um martelo nas mãos de uma criança pela primeira vez - que vai experimentá-lo destruindo tudo à sua volta!

Na minha opinião, qualquer criança seria mais cautelosa do que os humanos movidos pela ganância, mas a metáfora está muito bem "apanhada". 

Veja o episódio (com os temas: Espaço; Exploração Recursos Naturais; Poluição; Alterações Climáticas)   em: 

2077 - 10 Segundos Para o Futuro: Estranhamento Global 

Sinopse (extracto):
«Usámos os combustíveis fósseis para dar o grande salto da revolução industrial e enchemos a atmosfera de dióxido carbono, de forma explosiva, nos séculos XX e XXI.
Mesmo que hoje parássemos completamente de enviar dióxido de carbono para a atmosfera, a quantidade que já foi libertada é tal que é suficiente para provocar o aquecimento global durante décadas, tal como um pulmão que é sujeito à ação do tabaco durante anos. Quão estranho irá o clima ficar, depende das medidas que tomarmos hoje.»

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.