domingo, 29 de maio de 2022

O brilho dos anjos e o poder do solo

Após a Batalha de Shiloh, Tennessee, em 1862 na Guerra Civil Americana, cerca de 16.000 soldados feridos ficaram espalhados pelo campo de batalha. Eram tantos que nenhum dos exércitos foi capaz de recuperá-los e tratá-los rapidamente. Milhares ficaram deitados na lama, em alguns casos durante dois dias e duas noites, frios e chuvosos. Muitos morreram devido aos ferimentos e consequentes infeções. No entanto. a vida de parte dos  soldados foi salva por um fenómeno chamado 'brilho dos anjos'. Alguns dos soldados  tinham feridas que brilhavam no escuro e que cicatrizaram com rapidez incomum, o que se tornou na lenda chamada "The Angel's Glow".

Glowing wounds @Alan Wake | Art by SeaCat2401/Deviantart
Glowing wounds @Alan Wake | Art by SeaCat2401/Deviantart (daqui)

Em 2001, quando Bill Martin, um jovem de 17 anos, visitou o local onde ocorreu a batalha, tendo sabido. Tendo ficado intrigado com a história dos “soldados que brilharam no escuro”, Martin, cuja  mãe microbióloga tinha estudado bactérias bioluminescentes do solo, e o seu amigo John Curtis, resolveram investigar. E como resultado, 140 anos depois, descobriram uma possível explicação científica para o acontecimento, através da relação entre a cura das feridas e as bactérias bioluminescentes transportadas em nemátodos do solo com quem vivem em simbiose.

Esta teoria é resumidamente  explicada no vídeo de Sustainable Human (colocar legendas e tradução automática):

   


Esta é uma das histórias sobre o poder do solo contada no novo livro de George Monbiot : 

"Com base em avanços surpreendentes na ecologia do solo, Monbiot revela como a evolução da nossa compreensão do mundo sob os nossos pés pode permitir cultivar mais alimentos com menos agricultura. Ele encontra pessoas que estão a desvendar esses métodos, revolucionando a nossa compreensão da fertilidade do solo desde produtores de frutas e hortaliças, passando por criadores de grãos perenes, libertando a terra de arados e venenos, até aos cientistas pioneiros em novas maneiras de cultivar proteínas e gorduras."

(tradução livre,  Amazon).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.