sexta-feira, 13 de maio de 2022

Não à desregulamentação dos Novos OGM

Ajude a proteger o ambiente, a biodiversidade, a saúde  e os pequenos agricultores assinando a petição para que os novos organismos geneticamente modicados (OGM) estejam sujeitos à legislação:

Assine a petição

«Exortamos o nosso governo ... e os decisores europeus a recusar todas as tentativas que excluam os Novos OGM da actual legislação Europeia sobre os OGM e a serem firmes na obrigatoriedade das verificações de segurança, transparência e rotulagem relativamente a Velhos e Novos OGM. Só assim será garantida a segurança dos nossos alimentos, a protecção da natureza, do meio ambiente e da liberdade de escolha.»
Fonte e mais informação no site (pt) da petição



«A Comissão Europeia acabou de lançar uma consulta pública no seguimento da pressão que tem sofrido da parte da grande agroindústria para desregulamentar a nova geração de OGM. Ignorando o facto de o Tribunal Europeu de Justiça já ter confirmado que os Novos OGM são sujeitos às leis existentes para OGM, a CE cedeu aos pedidos da agroindústria para dar um tratamento diferente às suas invenções mais recentes (que ainda se encontram no laboratório). 

A consulta utiliza uma linguagem enviesada que dá a entender que os Novos OGM já foram considerados seguros e que efetivamente contribuem para maior sustentabilidade do sistema agrícola e alimentar. Estas afirmações não têm fundamento e, pelo contrário, estudos sobre os impactos dos Novos OGM (como plantas modificadas utilizando a técnica CRISPR/Cas) apontam para efeitos colaterais preocupantes. »
Fonte: Lanka Horstink, em  email da lista OGM.pt

Para dizer 
assine a petição 


«O nosso sistema democrático está tão frágil que a Comissão Europeia desrespeita o parecer do Tribunal de Justiça da União Europeia (Julho 2018) e teima em abolir as regras de rotulagem e enfraquecer o controlo de segurança para a 2ª geração de OGM, os Novos OGM . 

Se tal acontecer perderemos o direito de escolher o que comemos e semeamos, enquanto as mega-empresas de agroquímicos ganham uma nova fonte de lucros à custa dos recursos que urge preservar.  

O poder económico capturou o poder político, e o poder político serve-se a ele próprio ao invés de proteger os comuns que asseguram a sobrevivência de todos: biodiversidade, solo, água, ar, minerais, sementes, património genético (ameaçado pelas patentes e OGM), …»

Fonte: Graça Passos, em  email da lista OGM.pt


Mais sobre Novos OGM  aqui  

Assine a petição aqui  e ajude a divulgar!


«Os governos devem promover e apoiar soluções testadas para uma agricultura sustentável e resiliente às alterações climáticas, tais como as práticas agroecológicas e a agricultura biológica, de forma a proteger a liberdade dos criadores de sementes e plantas de trabalhar sem estarem limitados pelas patentes de longo alcance sobre sementes produzidas com os Novos OGM.» 

Fonte e mais informação no site (pt) da petição

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.