quarta-feira, 25 de maio de 2022

Honrar Gonçalo Ribeiro Telles

No centenário do nascimento do Arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles, que nasceu a 25 de maio de 1922, não podia deixar de aqui publicar o manifesto em sua honra, que subscrevo, pois sempre defendeu valores de proteção da natureza e da relação entre o Homem e a Natureza que também eu defendo.


Foto: Adriano Miranda, obtida aqui
«HONRAR GONÇALO RIBEIRO TELLES
- O HOMEM, A VIDA, O PENSAMENTO, A OBRA

Honramos, em Gonçalo Ribeiro Telles, no centenário do seu nascimento, o Professor, o Arquitecto Paisagista, o homem político, o defensor do mundo rural, e da cidade entendida como o enlace da sociedade e da natureza, e não como puro artifício. Nele honramos, no quadro da legislação que criou, a resistência à destruição dos espaços naturais e da sua cultura, e a aposta na identidade humana com a Terra, que se configura na valorização da ruralidade.

Honrar Gonçalo Ribeiro Telles é defender o municipalismo como forma de organização cívica e de respeito pela história, em vez da artificialização e centralização administrativa constantes. É pugnar pela centralidade do solo, da sua proteção, conservação, regeneração. É agir sempre com base no respeito consequente pelas áreas protegidas, valores naturais, ecossistemas e biodiversidade.

É defender o ar, a água e o solo como fontes primaciais da vida. É defender políticas agro-pastoris-florestais coerentes. É defender as características sociais, culturais e locais dos territórios e das paisagens, se necessário transformando-as, inspirando-nos no seu passado para, recorrendo ao seu carácter e dinâmica genuínas, construir aquelas que o presente e o futuro reclamam, na perspectiva de uma nova interpretação da modernidade.

É entender e actuar na paisagem enquanto sistema vivo, resultante da união íntima entre ecologia e cultura, respeitando a memória biofísica e antropológica que a configura. É pensá-la como espaço de vida e valor identitário e concebê-la muito para além de simples cenário. É acreditar que a paisagem é uma realidade fundadora da qualidade de vida das comunidades.

É combater os desperdícios, a entropia dos sistemas energéticos e produtivos, defendendo a escala adequada dos sistemas alternativos, sempre num quadro da maior participação das populações e das comunidades, concretizando de forma definitiva a rejeição que foi a sua da energia nuclear e tornando obrigatório o desinvestimento nas energias fósseis.

Honrar Gonçalo Ribeiro Telles é dar continuidade ao seu pensamento e à sua obra.»

Este texto foi elaborado pelo Grupo «Olhar o Futuro com Ribeiro Telles» e assinado por António Eloy, Aurora Carapinha, Fernando Pessoa, João Reis Gomes, José Carlos Costa Marques, Margarida Cancela de Abreu, Manuela Raposo Magalhães e Paulo Trancoso, e por eles proposto à subscrição de algumas dezenas de pessoas, 86 das quais o subscreveram. São elas

Alexandra Azevedo
Alexandre Cancela de Abreu 
António Arruda 
António Braga 
António Cândido Franco 
António Covas
António Gonzalez 
António Lampreia 
António Luís Crespi 
António Serzedelo 
Arminda Deusdado 
Armindo Rodrigues Silveira 
Bento Morais Sarmento 
Carlos Marques
Carlos Martins 
Carlos Pessoa 
Carlos Pimenta 
Elísio Summavielle 
Eugénio Sequeira 
Fernando Nunes da Silva 
Filipe Jorge
Francisco Ferreira 
Helena Freitas 
Helena G. Pinto 
Helena Roseta 
Isabel do Carmo 
Isabel Elias 
Jacinto Rodrigues 
João Bau 
João Carlos Caninas 
João Ceregeiro 
João Gabriel Silva 
João Gouveia 
Jorge Leandro Rosa 
Jorge Marques da Silva 
Jorge Paiva 
José Carlos Morais 
José Luís Almeida e Silva 
José Marques Moreira 
José Sá Fernandes 
Luís Carloto Marques 
Luís Coimbra 
Luís Silva 
Luís Vicente 
Luísa Schmidt 
Manuel Costa Alves 
Macário Correia 
Manuel Antunes 
Manuel Carlos Silva 
Manuel Colares Pereira 
Manuel Ferreira dos Santos 
Manuela Araújo 
Manuela Correia
Margarida Correia Marques
Margarida Silva 
Maria João Cunha 
Maria Calado 
Maria José Varandas 
Mário Benjamim
Mário Tomé 
Mendo Castro Henriques 
Miguel Bastos Araújo 
Miguel Oliveira e Silva 
Miguel Sousa Tavares
Mila Simões de Abreu 
Nicole Januário 
Nuno Farinha 
Nuno Nabais 
Paula Marques 
Paulo Constantino 
Paulo Ferrero 
Paulo Soares 
Paulo Talhadas dos Santos 
Pedro Alexandre Triguinho
Pedro Soares 
Pedro Quartin Graça 
Raimundo Quintal 
Rui Cortes 
Rui Cunha 
Sérgio Infante 
Silvia Carreira
Suzana Fonseca 
Teófilo Braga 
Tomaz Albuquerque 
Valter Vinagre 
Viriato Soromenho Marques 

Na notícia da TSF  pode ouvir e declaração de José Carlos Costa Marques, um dos redatores do texto sobre os objetivos da iniciativa.

1 comentário:

  1. Associo-me à homenagem... Gonçalo Ribeiro Telles tem obra admirável no meu município: Nova Oeiras é um exemplo digno de ser assinalado (veja o testemunho da Associação de Moradores local http://www.novaoeiras.com/ )

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.