sábado, 18 de junho de 2022

Gastronomia Sustentável

Dia 18 de junho - Dia Internacional da Gastronomia Sustentável. 

«O que é Gastronomia Sustentável?

A gastronomia é por vezes chamada de arte da comida. Também pode se referir a um estilo de cozinhar de uma determinada região. Por outras palavras, a gastronomia muitas vezes refere-se à comida e culinária local. Sustentabilidade é a ideia de que algo (por exemplo, agricultura, pesca ou mesmo preparação de alimentos) é feito de forma que não desperdice nossos recursos naturais e possa continuar no futuro sem prejudicar nosso meio ambiente ou saúde.

Gastronomia sustentável, portanto, significa uma culinária que leva em consideração a origem dos ingredientes, como os alimentos são cultivados e como chegam aos nossos mercados e, eventualmente, aos nossos pratos.

Por que tem um “dia”?

Porque comer alimentos locais produzidos de forma sustentável faz a diferença na vida das pessoas, no ambiente e nas economias. Em 2050, o mundo terá mais de 9 mil milhões de bocas humanas para alimentar. No entanto, 1/3 de todos os alimentos produzidos são perdidos ou desperdiçados. Atualmente estamos a usar nossos oceanos, florestas e solos de maneiras largamente insustentáveis. Precisamos de  ser mais cuidadosos sobre como usamos nossos recursos naturais, como produtores, e precisamos ser mais exigentes sobre como escolhemos nossos alimentos, como consumidores.

Comer produtos cultivados localmente ajuda a impulsionar a economia de uma região, a apoiar seus agricultores e a reduzir os gases com efeito estufa e os recursos usados no transporte de alimentos. Comprar produtos cultivados localmente significa que há procura e isso ajuda os agricultores a manter seus meios de subsistência.

Por que eu me deveria importar?

A maioria de nós preocupa-se com a alimentação. Alguns de nós preocupam-se REALMENTE com a comida (estamos falando com vocês, gourmets!). Cuidar dos nossos alimentos e dos mercados locais significa que podemos ajudar a preservar as nossas raízes culinárias: as culturas tradicionais, receitas e culturas de onde se originam essas cozinhas. Significa que estamos atentos aos recursos utilizados para cultivar os alimentos que prezamos e que estamos a ajudar a manter vivas as tradições culinárias.

Ao estar aberto a alimentos cultivados localmente e comer o que está na estação, você pode ajudar a mudar os padrões de compra de empresas locais, como restaurantes e hotéis, e apoiar os pescadores e agricultores da região. Você também pode expandir sua dieta para incluir outras culturas tradicionais, como quinoa ou figueira-da-Índia*, que são cheias de vitaminas e minerais.


O que posso fazer?

1. Apoie seus agricultores: Vá aos mercados locais de alimentos. Ao comprar a pequenos produtores ou agricultores familiares, você está a apoiar seus meios de subsistência e a fortalecer as comunidades.

2. Experimente comidas locais em suas viagens: seja experimentando tipos de peixes que você nunca ouviu falar ou frutas que você nunca viu antes, comer produtos locais ajuda a dar uma visão melhor da cultura de um lugar e apoia as economias locais.

3. Mantenha vivas as tradições culinárias! As tradições culinárias são geralmente sustentáveis ​​por natureza e nos lembram de nossas raízes ancestrais. Experimente cozinhar receitas que usam ingredientes nativos da sua região. As leguminosas, por exemplo, são fáceis de cultivar e extremamente nutritivas.

4. Evite o desperdício de alimentos: Ao cozinhar, e mesmo após a refeição, tenha consciência de usar todos os ingredientes com sabedoria e de guardar as sobras. Ter cuidado com o tamanho das porções, prazos de validade e reutilização das refeições é uma das maneiras mais fáceis de economizar recursos naturais.

À medida que o excesso de peso e obesidade aumentam em todo o mundo, é muito mais importante garantir que dietas saudáveis ​​e sustentáveis ​​estejam disponíveis e acessíveis a todos. Todos nós podemos agir para alcançar dietas saudáveis ​​e um mundo Fome Zero até 2030.»

Fonte: tradução livre de artigo da FAO de 18/6/2020

Nota: * A figueira-da-Índia ou  Opuntia ficus-indica é uma espécie considerada invasora em Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.