terça-feira, 13 de agosto de 2019

Limites da ciência

«Eu pensava que os principais problemas ambientais eram a perda de biodiversidade, o colapso dos ecossistemas e as alterações climáticas. 

Eu pensava que 30 anos de boa ciência poderiam resolver esses problemas.

Eu estava errado.

Os principais problemas ambientais são egoísmo, ganância e apatia, e para lidar com isso precisamos de uma transformação cultural e espiritual. 

E nós, cientistas, não sabemos como fazer isso.»
Gus Speth

Fontes: World Economic Forum, 11/6/2019;  WineWaterWatch.org, 5/2016 (imagem);  Via Miguel Leal 

Sobre o tema, recomendo também: Ervin Laszlo - Os limites pessoais da humanidade

2 comentários:

  1. Olá, Manuela!

    Muito bom ver que as pessoas continuam lutando pelo meio ambiente. Você é uma ativista atuante e persistente, isso é muito importante! Concordo com o cientista quando diz: “Os principais problemas ambientais são egoísmo, ganância e apatia, e para lidar com isso precisamos de uma transformação cultural e espiritual.” Realmente! Mas temos pessoas que estão conseguindo mudar mentalidades e criando uma nova consciência mundial assim como faz o maravilhoso Afroz Shah na Índia, tudo isso nos faz acreditar e continuar a lutar por um mundo melhor! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá BIA, viva!

      Também concordo, nesta década de ativismo ambiental, já deu para concluir que o fator mais importante é cultural e espiritual. A "sensibilização ambiental" só resulta em crianças ou em adultos que já chegaram a um certo patamar na sua caminhada de evolução cultural e espiritual.
      Obrigada e um abraço!

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.