quarta-feira, 28 de agosto de 2019

A inteligência das plantas


«Qualquer organização que confia a poucos a função de decidir por muitos está inevitavelmente condenada a fracassar, especialmente num mundo que exige acima de tudo soluções diferentes e inovadoras. O futuro não terá alternativa a não ser a de incorporar a metáfora vegetal. As sociedades que no passado se desenvolveram por meio de uma rígida divisão funcional do trabalho e de uma estrutura hierárquica férrea deverão no futuro estar ao mesmo tempo ancoradas no território e descentradas, delegando o poder de decisão e as funções de comando às várias células do seu próprio corpo, passando de pirâmides a redes distribuídas horizontalmente.  A revolução está em curso, ainda que não nos apercebamos dela.»  


Esta é a transcrição de um pequeno extrato do livro A Revolução das Plantascomo a inteligência vegetal está a inventar o futuro do planeta e da humanidade (2017) de Stefano Mancuso, e recomendo a leitura a qualquer pessoa (ler excerto aqui).

Fascinante e acessível na forma de escrever, Stefano guia-nos numa viagem que nos tira da caixa, nos leva até ao futuro, passando por Itália, pelo deserto da Namíbia e até por Marte. As plantas são o foco do livro, mas a diversidade dos temas, desde a engenharia espacial à política e economia, passando por abelhas, viciados em malaguetas e robôs, torna o livro especialmente atrativo. E, no final, ficamos com uma ideia sobre as plantas completamente diferente do que até aí pensávamos. Uma revolução!

A seguir, uma palestra (TED) de Stefano Mancuso sobre a inteligência das plantas. Não perca!
.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.