sábado, 31 de agosto de 2019

Dia Global de Ação pela Amazónia - 5 de setembro

«Incêndios sem precedentes estão devastando a Amazônia - este ano foram mais de 74 mil incêndios que representam um aumento de 84% em relação ao mesmo período no ano passado. Esta é uma tragédia internacional e uma contribuição perigosa para o caos climático.

Essa devastação está diretamente relacionada à retórica anti-ambiental do presidente Bolsonaro, que erroneamente enquadra as proteções florestais e os direitos humanos como impedimentos ao crescimento econômico do Brasil. Agricultores e pecuaristas entendem a mensagem do presidente como uma licença para cometer incêndios com impunidade desenfreada, a fim de expandir agressivamente suas operações na floresta tropical.

A destruição da Amazônia não é nova, os povos indígenas da Amazônia vêm alertando sobre os riscos para a floresta tropical há anos e resistindo à destruição - às vezes à custa de suas próprias vidas.

A Articulação Nacional dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) pediu solidariedade internacional em resposta aos incêndios e ameaças cada vez maiores. A Amazon Watch e a Extinction Rebellion estão liderando uma convocação para um Dia de Ação Global para a Amazônia em 5 de setembro de 2019, também conhecido como "Dia da Amazônia". Por favor junte-se a nós!

Reúna-se em comunidade para organizar ações diretas não violentas, incluindo protestos, marchas e vigílias. Você também pode organizar um show beneficente ou uma exibição de filmes para levantar fundos que são muito necessários para proteger a Amazônia.

É fundamental que, antes da Cúpula do G7, da Assembléia Geral da ONU e da Semana do Clima, esta questão seja posta em primeiro plano e que a pressão internacional seja imposta para forçar o Brasil a suprir urgentemente os incêndios, proteger a Amazônia e respeitar os direitos dos povos indígenas e seu território.

Em 5 de setembro, convocamos a comunidade global á agir em embaixadas ou consulados brasileiros e nos escritórios das corporações que lucram com a destruição da Amazônia.

Governos e empresas em todo o mundo estão fortalecendo as políticas tóxicas de Bolsonaro quando entram em acordos comerciais com seu governo ou investem em empresas de agronegócios que operam na Amazônia.

A Amazon Watch e a APIB conduziram uma investigação neste ano que mostrou quantas empresas norte-americanas e européias - como Cargill e ADM - e financiadores - como BlackRock, JP Morgan Chase e Santander - são cúmplices no desmatamento da Amazônia.

Inscreva-se aqui para participar de ações planejadas para sua área ou organize sua própria ação e convide membros de sua rede.

Obrigado!

Patrocinadores:
Amazon Watch
Extinction Rebellion 
Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB)»

Fonte: https://actionnetwork.org/event_campaigns/global-day-of-action-for-the-amazon




Ver também:

Artigo no Público:  A Amazónia está a arder. Como podemos ajudar?  (Mariana Durães, 23/8/2019)

Artigo no SulInformação: A Amazónia somos Nós (Analita Alves dos Santos, 30/8/2019)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.