sábado, 24 de agosto de 2019

Amazónia vira pasto

A propósito da queimada geral da Amazónia, que ao fim de várias semanas a arder (propositadamente) lá começou o assunto a passar para os meios de comunicação de massas, apresenta-se um documentário recente "Sob a Pata do Boi"(Brasil, 2018). 

Esta destruição da Amazónia pelos agentes económicos, permitida e impulsionada pelo atual presidente do Brasil (que nem o nome quero pronunciar) é uma assunto tão doloroso que me custa abordar. 

O vídeo "Amazónia Vira Pasto" e o trailer do documentário explicam bem o que se passa. E para além da pecuária, a extração de madeira e a exploração mineira também são fatores importantes nesta equação:

(pecuária + extração de madeira + extração mineira) x ganância x estupidez = destruição da Amazónia

Porque já dizia Einstein:  "Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta."


Sob a Pata do Boi - Amazônia vira pasto from ((o))eco on Vimeo.

«A Amazônia tem hoje 85 milhões de cabeças de gado, três para cada habitante humano. Na década de 1970, o rebanho era um décimo desse tamanho e a floresta estava quase intacta. Desde então, uma porção equivalente ao tamanho da França desapareceu, da qual 66% virou pastagem. A mudança foi incentivada pelo governo, que motivou a chegada de milhares de fazendeiros de outras partes do país. A pecuária tornou-se bandeira econômica e cultural da Amazônia, no processo, elegendo poderosos políticos para defender a atividade. Em 2009, o jogo começou a virar quando o Ministério Público obrigou os grandes frigoríficos da região a se tornarem responsáveis por monitorar as fazendas fornecedoras de gado e não comprar daquelas que têm desmatamento ilegal.

“Sob a pata do boi” é um documentário de média metragem (49 minutos), que conta essa história. Dirigido por Marcio Isensee e Sá, o filme é uma produção do site ((o))eco, de jornalismo ambiental, e do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia). Faz parte de um projeto de jornalismo investigativo que já dura dois anos e cujas reportagens podem ser lidas neste site.»

Fonte: https://sobapatadoboi.com/  (saiba mais com o presskit)

O filme pode ser visto online gratuitamente através do agendamento de exibição de grupo (ver aqui)


2 comentários:

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.