sábado, 6 de abril de 2024

Humanidade e IA - que futuro?

Ontem fui assistir a uma peça na Casa das Artes de Famalicão denominada "Ficções", com a atuação de Vera Holtz,  que foi simplesmente fabulosa.  Fiquei interessada no tema, baseado no livro "SAPIENS - História Breve da Humanidade" de Yuval Noah Harari, uma reflexão sobre o poder criativo e destrutivo dos seres humanos, e ao pesquisar sobre este autor, encontrei o vídeo abaixo.

Trata-se de uma entrevista do jornalista Pedro Pinto ao historiador e escritor Yuval Noah Harari, que decorreu em 19 de maio de 2023 em Lisboa, promovida pela Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS).
    
Na primeira pergunta, o entrevistador pergunta a Yuval Harari como vê a humanidade atualmente e porque acha difícil prever o futuro, ao que Yuval responde:

«Atualmente, somos quase como deuses em termos de poderes de criação e destruição, agora temos o poder de criar novas formas de vida, mas também de destruir grande parte de vida na Terra, incluindo nós mesmo. 

Enfrentamos dois desafios enormes, por um lado, a ameaça do colapso ecológico, por outro lado, a ameaça da rutura tecnológica. Estamos a criar ferramentas extremamente poderosas como a IA que podem minar a civilização humana. 

E talvez o pior seja que, em vez de nos unirmos para enfrentar estes desafios comuns à nossa espécie, estamos a dividir-nos, estamos a lutar uns contra os outros cada vez mais.  Há tensões crescentes a nível internacional, há tensões crescentes dentro das sociedades, uma após a outra, as sociedades estão a entrar em colapso. 

Então talvez a pergunta mais importante a ser feita sobre os humanos, sobre a humanidade, é: 
"Se somos tão inteligentes, por que estamos a fazer tantas coisas estúpidas?"

Imagem obtida aqui
Chamamos à nossa espécie Homo sapiens, humanos sábios e, no entanto, estamos envolvidos em tantas atividades autodestrutivas atividades e parecemos incapazes de nos pararmos. Julgo que é esse o paradoxo dos humanos inteligentes, dos humanos sábios.»

Destaco ainda a seguinte frase de Yuval na entrevista: 

«A inteligência artificial (IA) é a primeira tecnologia que é capaz de tomar decisões, por isso, pode tomar decisões sobre nós e tirar-nos o poder."

E a resposta à pergunta "Qual foi a sua aprendizagem mais importante até hoje?"

«Meditação, para observar como a minha mente cria constantemente histórias de ficção, e ser capaz de abandoná-las por um tempo e simplesmente entrar em contato com a realidade como ela é»

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.