sexta-feira, 24 de junho de 2022

Morte silenciosa

«A Europa está presa num relacionamento tóxico. Durante décadas, os agricultores confiaram em produtos químicos para produzir os alimentos que alimentam o continente. Os perigos dos pesticidas são amplamente conhecidos, mas o seu uso permanece em grande parte sem controle. À medida que uma crise de biodiversidade se desenrola, a Europa pode resolver seu problema silencioso de pesticidas? 

... A Comissão da UE está finalmente a abordar a degradação da biodiversidade à sua porta. Há dois anos, a política Farm to Fork, a principal estratégia da UE para tornar a agricultura europeia verde e sustentável, estabeleceu a meta de reduzir o uso de pesticidas em 50% até 2030. O regulamento do uso sustentável de pesticidas (SUR, "Sustainable use of pesticide regulation"), atualmente em discussão em Bruxelas, é fundamental para este objetivo e será a primeira lei vinculativa da UE a resolver o problema. Resta saber se o regulamento será bem-sucedido no terreno.»

Fonte: Investigate Europe, Silent Death – Europe’s deep-rooted pesticide problem and a biodiversity crisis, junho 2022

 

«Dos jornalistas da Investigate Europe, sobre a armadilha dos pesticidas em que se encontra presa a Europa e sobre a máquina de lobbying da  indústria de agro-tóxicos para descarrilar a Farm to Fork , aproveitando, também, a guerra. » 

Fonte:  Lista ogm_pt @Emília Marques


Recordando Rachel  Carson, que há 60 anos escreveu "Primavera Silenciosa", este artigo de investigação analisa o desaparecimento dos insetos, o declínio dos pássaros, enquanto a Europa se deixa comprar pelos lobbies das indústrias químicas para continuar a lucrar com a extinção das espécies, enquanto prejudicam a saúde dos consumidores e enquanto os agricultores são mantidos presos à indústria química e seus agrotóxicos - quando surgem já muitos casos que comprovam que é possível ter lucro com menos pesticidas. A seguir, uma tradução de curto extrato do artigo.

«

MORTE SILENCIOSA - A batalha dos pesticidas na Europa

24 de junho de 2022, Por Harald Schumann, Nico Schmidt e Alicia Prager

De um lado, o "complexo agroindustrial", como o chama o vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans. Do outro, milhões de cidadãos que lutam contra as ameaças mortais à biodiversidade e à saúde humana. Agora, enquanto a batalha final se move para Bruxelas, Investigate Europe explora a relação tóxica da Europa com os pesticidas.  ...

Ela (Rachel Carson) prefaciou sua investigação com uma visão. O “futuro conto de fadas” da “primavera silenciosa”, onde as flores murcharam e os pássaros desapareceram, onde as abelhas já não zumbem pelos pomares e o silêncio paira sobre os campos. A conservacionista americana Rachel Carson realizou pesquisas inovadoras sobre os riscos de pesticidas na década de 1960. 

“Esta tragédia”, escreveu no seu livro Silent Spring, o primeiro best-seller ambiental do mundo, “é por enquanto apenas uma invenção da imaginação”. Mas pode “se tornar facilmente uma dura realidade” se o “espectro” da agricultura, exaltado com venenos agrícolas, não for interrompido.

Sessenta anos depois, sua visão está a chegar ameaçadoramente perto.

Um estudo histórico de 2019 descobriu que mais de 40% das espécies de insetos estavam em declínio, com a agricultura industrial e o uso de pesticidas citados como as principais causas.»

Fonte: Investigate Europe, The battle over pesticides in Europe, 24 de junho 2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.