sábado, 13 de abril de 2019

Peneda e Soajo em risco de exploração mineira

«As serras do Soajo e da Peneda enfrentam a sua maior ameaça de sempre. A nascente do rio Vez está dentro da área. 

A anunciada intenção de prospecção terá efeitos gravosos e deixará marcas eternas numa área vasta e provocar a contaminação do rio Vez desde a nascente. 

E estamos a falar do impacto na fase da prospecção. 

Se se concretizar a exploração mineira podem, em último caso, aplanar montanhas inteiras, como o "Pedrinho" »


Fonte. Rui de Brito Mendes,  (vídeo abaixo)



Na maravilhosa região da Serra da Peneda e do Soajo, no Alto Minho, por terras de Arcos de Valdevez, pela belíssima aldeia de Sistelo, o turismo de natureza é uma das importantes fontes de rendimento dos locais.  

Passear pelos trilhos ou passadiços, pela serra ou junto ao rio Vez é mais que uma lufada de ar fresco, é ganhar saúde e deliciar a alma.

Mas, as garras de empresas gigantes estão já a ser afiadas para começarem a prospeção mineira, os avisos de intenção já foram publicados nas últimas semanas. 

E claro, se a população não se opuser a sério, o governo, este como qualquer outro, entrega de mão beijada os recursos naturais às grandes corporações, sem acautelar impactos ambientais ou sociais. As partes más da História  repetem-se continuamente.

«É uma empresa relativamente recente no sector – foi fundada em Perth, na Austrália, em 2003 – mas já é um dos gigantes da mineração, sobretudo quando em análise está a extracção e exploração de ferro em todo o mundo. A Fortescue é a quarta maior produtora global de minério de ferro, com uma operação integrada de exploração, mineração e transporte, que engloba a “ferrovia de carga pesada mais rápida do mundo”, um gigantesco porto de cinco ancoradouros de onde saem navios para todo o mundo, com particular frequência para a China. Toda esta operação fica do outro lado do planeta, mas agora no seu radar entrou um pequeno país na ponta ocidental da Europa.

Nas últimas semanas foram publicados em Diário da República seis avisos a dar conta de que a Fortescue Metals Group Exploration requereu a atribuição “de direitos de prospecção e pesquisa de depósitos minerais de ouro, prata, chumbo, zinco, cobre, lítio, tungsténio, estanho e outros depósitos minerais ferrosos e minerais metálicos associados” em várias áreas do país, no norte e Centro de Portugal. Os anúncios são para as áreas denominadas “Cruto” (99,1 km2, localizados no concelhos de Braga, Barcelos e Vila Verde), “Fojo” (74,7 km2, nos concelhos de Melgaço, Monção e Arcos de Valdevez), “Viso” (133,3 km2, em Vieira do Minho, Montalegre, Cabeceiras de Bastos, Fafe); “Calvo” (375,2 km2, nos concelhos de Almeida, Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo), “Crespo” (189,6 km2, em Idanha-a-Nova) e “Nave” (308,5 km2, nos concelhos de Guarda, Almeida e Sabugal).

Todo somado, são mais de 1100 km2 de área a pesquisar, todos à volta das áreas que foram identificadas como de elevado potencial na estratégia nacional do lítio – e cuja autorização para pesquisa e exploração vai ser definida por concurso público internacional.»

Fonte: DGEG

De acordo com o aviso 4722/2019 publicado a 20 de março , podem ser apresentadas reclamações fundamentadas, até 19 de abril:

«Atendendo ao Decreto-Lei n.º 88/90, de 16 de março, convidam-se todos os interessados, no prazo de 30 dias a contar da data da publicação do presente, a apresentar por escrito:

a) Ao abrigo do n.º 1 do artigo 6.º, reclamações fundamentadas.

b) Ao abrigo do n.º 1 e do n.º 3 do artigo 5.º, propostas contratuais.

O pedido está patente para consulta, dentro das horas de expediente, na Direção de Serviços de Minas e Pedreiras da Direção -Geral de Energia e Geologia, sita na Av.ª 5 de Outubro, n.º 208 (Ed. Santa Maria), 1069-203 Lisboa, entidade para quem devem ser remetidas as reclamações.»

(Fotos minhas, Arcos de Valdevez e Sistelo, nov 2018)


*********************** aditado em 16/4/2019 *************************

Email para enviar a pedir o INDEFERIMENTO: ver aqui


2 comentários:

  1. Pela pertinência do tema, vou tomar a liberdade de citar o Sustentabilidade e Acção. Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Octávio, eu é que agradeço, quanto mais cedo melhor!

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.