terça-feira, 16 de abril de 2019

Rebelião ou extinção

"Extinction Rebellion" é um movimento global de ação que pretende exigir aos governos medidas sérias e de dimensão adequada ao tamanho do problema, para enfrentar a crise das alterações climáticas. Este movimento está a promover, a partir de 15 de abril de 2019, ações não violentas para chamar a atenção para o problema.   No âmbito desta campanha, em Portugal, os Rebeldes pela Vida (Rebelião de Extinção – Extinction Rebellion Portugal) convidam a uma  semana de protestos.  Entretanto, já ocorreram pelo menos três ações em Portugal:  - Dia 15/4 - na sede da Nestlé em Lisboa (ato 1);   - Dia 15/4 - no European Climate Summit, Lisboa (ato 2);  - Dia 16/4 (hoje) - nos estúdios da CMTV em direto (ato 3).   Para o dia 20 de abril está prevista a ação "Morrer ou Viver" no Porto.

Mas as ações acontecem em várias partes do mundo, a rebelião pela vida está a chegar e ninguém a vai conseguir parar! 

«Apenas a rebelião evitará um apocalipse ecológico. Ninguém virá para nos salvar. Desobediência civil em massa é essencial para forçar uma resposta política.» George Monbiot, via Greta Thunberg

«Exigimos que a verdade deixe de ser escamoteada, que a crise climática e ecológica seja tratada como tal, e que uma transição justa seja aplicada desde já, com sentido de urgência! Assim, entre 15 e 21 de Abril, na Semana Internacional de Rebelião, estaremos nas ruas para exigir e construir um planeta justo e habitável.




O tempo acabou. Rebelião ou extinção!»



Extinction Rebellion está a chegar a Portugal! from Climaximo on Vimeo.


«A verdade
Enfrentamos uma emergência global sem precedentes. A vida na Terra está em crise: os cientistas concordam que entramos num período de ruptura abrupta do clima, e estamos no meio de uma extinção em massa que nós próprios criamos.»

Fonte: https://rebellion.earth  (tradução)




Rebelião de Extinção – Extinction Rebellion Portugal

DECLARAMOS
Uma rebelião internacional não-violenta contra os governos do mundo por causa da inação criminal sobre a crise ecológica.

REIVINDIAÇÕES

1. Que os governos digam a verdade sobre a crise ecológica

2. Redução drástica das emissões de gases de efeito de estufa através de uma mobilização massiva de emergência climática e uma transição justa
3. Democracia participativa

Mais informação sobre as exigências, valores e princípios da Rebelião de Extinção: https://rebellion.earth

O PLANO EM PORTUGAL
Durante a Semana Internacional de Rebelião (15-21 de abril), vai haver várias ações de desobediência civil relacionados aos temas
  • energia
  • transportes
  • alimentação
  • decisões políticas
  • indústria de moda
  • greenwashing
  • resíduos e plástico
Este site (http://rebeldespelavida.climaximo.pt/ ) não faz parte da organização de nenhuma destas ações e serve meramente como uma ferramenta de coordenação de comunicação. Qualquer pessoa e qualquer coletivo que concorda com os princípios e os valores da Rebelião de Extinção pode formar o seu grupo de afinidade e preparar ações.

A lista dos temas serve como inspiração e não como limitação. (Aliás, muitos dos temas mencionados têm vários subtemas que merecem uma elaboração mais profunda.)»

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.