terça-feira, 5 de novembro de 2019

Remover o plástico dos rios (antes de chegarem ao mar)

Os mil rios mais poluídos levam cerca de 80% da poluição plástica que chega aos oceanos.

Enquanto milhares de milhões de pessoas no mundo continuam sem saber ou sem querer diminuir o consumo de plástico e aplicar a política dos 3R (Reduzir, Reutilizaar, Reciclar), é urgente e importante juntarem-se novas ideias e novas técnicas para remover o plástico dos oceanos... ou dos rios que para lá o levam.

Imagem daqui
The Ocean Cleanup é uma fundação holandesa, fundada em 2013 pelo inventor Boyan Slat (aos 18 anos), atualmente com mais de 80 engenheiros, pesquisadores, cientistas e modeladores computacionais que trabalham diariamente para livrar os oceanos do mundo do plástico. Já começaram a remover resíduos de plástico da grande ilha de lixo no Pacífico (ver em JN).

No passado dia 26 de outubro de 2019, Boyan Slat apresentou o plano para que o plástico não chegue aos oceanos: o Interceptor, um sistema desenhado para remover plástico dos rios. Vejam o vídeo da apresentação abaixo (seleccionar legendas de tradução automática).



A seguir, um vídeo que explica como funciona o Interceptor:



Saiba mais em: https://theoceancleanup.com/ | https://theoceancleanup.com/rivers/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.