domingo, 10 de novembro de 2019

Dia Mundial da Bolota

Foi uma maravilha visitar lugares de Portugal onde os "Quercus" (família dos carvalhos) autóctones ainda são muito abundantes na paisagem: foram uns dias a recuperar forças pela Beira Alta,  em Mêda, Foz Côa, Freixo de Numães, Marialva, sítios lindíssimos, a visitar, vestidos das cores quentes de outono.  No Minho, onde vivo, infelizmente, poucos são os redutos onde existem carvalhais.

Neste dia 10 de novembro, comemora-se o 11º Dia Mundial da Bolota. E porquê comemorar a bolota? Muito simplesmente porque urge repovoar o nosso país desse género de árvores (género Quercus) que foram dizimadas desde há 500 anos.

Em nome da biodiversidade, da fertilidade do solo, da paisagem, e do clima, vamos recolher e semear bolotas para  restaurar os carvalhais e os montados neste país.

Também para assinalar a data e comemorar os carvalhos autóctones, sobreiros e azinheiras, venho apresentar o blogue sobre a Bolota:

bologta: a bolota que tem um blog
 
Este blogue é dinamizado pela Escola Secundária Quinta das Palmeiras, da Covilhã, que foi quem criou esta data, celebrada pela primeira vez em 2009.

No bologta  pode ver o vídeo abaixo, que enquadra o Dia Mundial da Bolota, pode descarregar o  Manual da Bolota, muito útil para quem passar à ação, e ter muito mais informação sobre a floresta autóctone,os carvalhos e outros quercus de Portugal.

4 comentários:

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.