domingo, 18 de dezembro de 2022

A janela que se fecha

 «À medida que os impactos da mudança climática se intensificam ao redor do mundo, a mensagem de que as emissões de gases de efeito estufa precisam diminuir é clara. 

Contudo, o Relatório sobre a Lacuna de Emissões 2022: A Janela que se fecha - Crise climática pede rápida transformação da sociedade  conclui que a comunidade internacional ainda está muito longe de alcanças os objetivos do Acordo de Paris e não tem um caminho credível para limitar o aquecimento global a 1,5°C. 

Somente uma transformação urgente em todo o sistema pode evitar o desastre climático.» 

Fonte: UNEP

«À medida que os impactos da mudança climática se intensificam, o mundo está se afastando cada vez mais dos objetivos do Acordo de Paris. Atualmente não há um caminho confiável  para limitar o aquecimento global a 1,5°C.

Precisamos fazer mais.

Para evitar uma catástrofe climática devemos reduzir as emissões em 45% até 2030. É hora de uma transformação urgente e em grande escala nos setores de:

  • Fornecimento de eletricidade
  • Indústria 
  • Transporte 
  • Construção
  • Sistemas alimentares

Com a queda dos custos da energia renovável, devemos substituir os combustíveis fósseis.

Através de subsídios e impostos, os governos podem apoiar a agricultura sustentável. As empresas podem reduzir a perda e o desperdício de alimentos e podemos repensar nossas dietas.

São necessários cerca de 6 biliões de dólares (US) para financiar a transição para uma economia de baixo carbono, apenas 2% do total dos ativos financeiros do mundo.

Continuar no caminho atual levará a um aquecimento global de 2.8°C até o final do século

Cada fração de um grau importa.

As soluções estão ao nosso alcance.

Saiba mais no Relatório sobre a Lacuna de Emissões 2022 da UNEP (United Nations Environment Program)»

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.