sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Obsolescência prematura

Eletrodomésticos e aparelhos eletrónicos avariam ao fim de pouco tempo de utilização, e a reparação é demasiado cara ou impossível, obrigando à compra de um novo, que custa dinheiro e que prejudica o ambiente. 

Ou então ficaram desatualizados muito antes da sua vida útil expectável, como acontece com a maioria dos telemóveis ou computadores. 

Imagem: DECO
A maioria avaria pouco depois de passar o tempo de garantia - estranho não? Talvez não, talvez seja conveniente...

Isto é obsolescência prematura, que também pode ser obsolescência programada. Na maioria dos casos, não sejamos ingénuos, é intencional. Veja o vídeo da DECO abaixo.

Contra a obsolescência prematura, denuncie nesta página da DECO o seu aparelho que avariou cedo de mais :

https://www.deco.proteste.pt/contra-obsolescencia-prematura

2 comentários:

  1. Olá amiga ^_^ oxalá ainda te lembres de mim, sou a Ná que vive em Cerveira
    Vim só saber de ti e deixar um beijo.
    Quanto ao teu post, sei bem que não é por acaso que os aparelhos que vamos adquirindo se estragam dias após a validade ter caducado. Felizmente tenho em casa um expert em tudo que vai remediando e recuperando muitos deles.
    Lembro-me que uma vez, ainda no Porto, ele desmontou a máquina de lavar roupa toda e conseguiu pô-la a trabalhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Ná, que bom ter notícias suas, claro que lembro, espero que esteja tudo bem e que tenha passado um bom Natal. Que bom ter um perito em casa, dá muito jeito, pois hoje em dia, parece que nada tem conserto... Um execelente ano novo para si e para os seus! Beijinho e abraço

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.