domingo, 13 de março de 2022

Nós e a crise

Sobre as alterações climáticas, a crise climática e ambiental em que vivemos, apresenta-se abaixo um dos vídeos da Conferência "A crise climática: como lhe estamos a responder?" organizada pelo jornal Público no seu 32º aniversário.   Trata-se do painel sobre a forma como a sociedade portuguesa vê o problema (Nós e a crise climática", na qual o  filósofo Viriato Soromenho-Marques é o keynote speaker (aos min 15-46).

Imagem do vídeo

Viriato Soromenho-Marques alerta para o grave estado atual da crise climática e ambiental, que tem as seguintes características:

- dimensão planetária
- irreversibilidade
- aceleração cumulativa
- descontrolo crescente
- entropia e complexidade
- natureza ontológica e estrutural


Apesar de a conferência ter sido organizada antes, ela ocorre (inícios de março 2022)  numa altura em que a Rússia invade a Ucrânia e paira no ar ameaça de uma terceira guerra mundial.  

A caraterização da crise climática e ambiental acima configura-se como algo de intransponível e irresolúvel, sendo nós, humanos, pequenos demais para a resolver (mas não fomos pequenos para a criar). 

Imagem do vídeo
Com a atual situação de guerra, e as implicações sociais e económicas resultantes, todos esses fatores, já de si dificilmente superáveis, serão agravados, e a aceleração será inevitavelmente e descontroladamente acelerada.


Parafraseando Viriato Soromenho-Marques, sem pessimismos nem otimismos supérfluos, resta-nos fazermos o nosso melhor, por nós, pelos outros,  pela regeneração do que resta da natureza,  dando crédito às palavras sábias e esperançosas com que termina a apresentação: 


«A realidade é muito mais rica do que a nossa representação, e como é referido no Fausto de Goethe: "Cinzenta, caro amigo, é toda teoria, verdejante e dourada é a árvore da vida!"»

    

 

1 comentário:

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.