segunda-feira, 14 de março de 2022

Ajudem as crianças do Iémen

É devastador o que se passa na Ucrânia, como é trágico o que se passa no Iémen, não os esqueçamos, as crianças são os principais afetados pela fome. O Iémen não pode esperar.

Pode ajudar em:  https://crisisrelief.un.org/yemen-crisis

«Iémen: fome aguda em níveis sem precedentes à medida que o financiamento seca

Imagem de WFP Yemen
SANA'A, ADEN, ROMA, NOVA YORK - 
A já terrível crise de fome  no Iémen está à beira de uma catástrofe definitiva, com 17,4 milhões de pessoas a precisar de assistência alimentar e uma parcela crescente da população lidando com níveis emergenciais de fome, avisam agências da ONU.

A situação humanitária no país está prestes a piorar ainda mais entre junho e dezembro de 2022, com o número de pessoas que provavelmente não conseguirão atender às suas necessidades alimentares mínimas no Iémen, possivelmente atingindo um recorde de 19 milhões de pessoas nesse período, alertaram, a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura),  o WFP (Programa Alimentar Mundial da ONU, ou PAM) e a UNICEF  após a divulgação de hoje de uma nova análise da Classificação Integrada de Fases (IPC) sobre o Iémen.

Ao mesmo tempo, espera-se que mais 1,6 milhão de pessoas no país caiam em níveis emergenciais de fome, elevando o total para 7,3 milhões de pessoas até o final do ano, acrescentaram as agências.

O relatório IPC de hoje também mostra um alto nível persistente de desnutrição aguda entre crianças menores de cinco anos. Em todo o Iémen, 2,2 milhões de crianças sofrem de desnutrição aguda, incluindo quase meio milhão de crianças que enfrentam desnutrição aguda grave, uma condição com risco de vida. Além disso, cerca de 1,3 milhão de mães grávidas ou lactantes sofrem de desnutrição aguda.

O conflito continua a ser o principal fator subjacente da fome no Iêmen. A crise económica – um subproduto do conflito – e a desvalorização da moeda levaram os preços dos alimentos em 2021 aos seus níveis mais altos desde 2015. A guerra na Ucrânia provavelmente levará a choques significativos nas importações, impulsionando ainda mais os preços dos alimentos. O Iémen depende quase inteiramente das importações de alimentos, com 30% de suas importações de trigo provenientes da Ucrânia.

Insegurança alimentar e desnutrição  no Iémen- situação atual (imagem obtida aqui)

“Muitas famílias no Iémen são privadas das necessidades alimentares básicas devido à sobreposição de motoristas”, disse o diretor-geral da FAO, QU Dongyu. “A FAO está trabalhando diretamente com os agricultores no terreno para promover sua autossuficiência por meio de uma combinação de apoio emergencial e de subsistência de longo prazo, para aumentar sua resiliência, apoiar a produção agroalimentar local e compensar a dependência das pessoas das importações.”

Um novo dado extremamente preocupante é que o número de pessoas que passam por níveis catastróficos de fome – IPC Fase 5, condições de fome – deve aumentar cinco vezes, de 31.000 atualmente para 161.000 pessoas – no segundo semestre de 2022.

“Esses números angustiantes confirmam que estamos em contagem regressiva para a catástrofe no Iêmen e estamos quase sem tempo para evitá-la”, disse o diretor executivo do PMA, David Beasley. “A menos que recebamos um novo financiamento substancial imediatamente, a fome e a fome em massa seguirão. Mas se agirmos agora, ainda há uma chance de evitar um desastre iminente e salvar milhões”.

O WFP (PAM) foi forçado a reduzir as rações de alimentos para oito milhões de pessoas no início do ano devido à falta de financiamento. Com essas reduções, as famílias recebem apenas metade do cabaz diário diária padrão do PAM (WFP). Cinco milhões de pessoas que correm o risco imediato de cair em condições de fome continuaram a receber uma ração completa de alimentos.

Enquanto isso, a desnutrição aguda entre crianças pequenas e mães no Iémen tem aumentado. Entre as províncias mais atingidas estão Hajjah, Hodeida e Taizz. Crianças com desnutrição aguda grave correm risco de morte se não receberem assistência alimentar terapêutica.

Insegurança alimentar e desnutrição  no Iémen - projeção 2022  (imagem obtida aqui)

“Cada vez mais crianças vão para a cama com fome no Iémen”, disse a diretora executiva da UNICEF, Catherine Russell. “Isso coloca-as em maior risco de deficiência física e cognitiva e até mesmo de morte. A situação das crianças no Iémen não pode mais ser ignorada. Vidas estão em jogo.

O Iémen foi atormentado por uma das piores crises alimentares do mundo. Os pais muitas vezes não podem levar seus filhos às instalações de tratamento porque não podem pagar o transporte ou suas próprias despesas enquanto seus filhos estão sendo atendidos.  »

Fontes: tradução livre de  https://www.wfp.org/news/yemen-acute-hunger-unprecedented-levels-funding-drieshttps://www.fao.org/newsroom/detail/yemen-acute-hunger-at-unprecedented-levels-as-funding-dries-up/en 

Gráficos obtidos no resumo da análise IPC (Integrated Food Security Phase Classification) divulgada hoje: https://www.ipcinfo.org/fileadmin/user_upload/ipcinfo/docs/IPC_Yemen_Food_Security_Nutrition_2022March_Snapshot_English.pdf

Ajude em:  https://crisisrelief.un.org/yemen-crisis

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.