terça-feira, 12 de março de 2019

Um Pálido Ponto Azul

Pálido Ponto Azul (Pale Blue Dot) é uma fotografia da Terra tirada em 14 de fevereiro de 1990 pela sonda Voyager 1, de uma distância de cerca de seis mil milhões de quilómetros (40,5 UA) da Terra, como parte de uma série de imagens do Sistema Solar denominada Retrato de Família.

Imagem daqui
«No dia 14 de Fevereiro de 1990, tendo completado sua missão primordial, foi enviado um comando à Voyager 1 para se virar e tirar fotografias dos planetas que havia visitado. A NASA havia feito uma compilação de cerca de 60 imagens criando neste evento único um mosaico do Sistema Solar. Uma imagem que retornou da Voyager era a Terra, a 6,4 mil milhões de quilómetros de distância, mostrando-a como um "pálido ponto azul" na granulada imagem.

Sagan disse que a famosa fotografia tirada da missão Apollo 8, mostrando a Terra acima da Lua, forçou os humanos a olharem a Terra como somente uma parte do universo. No espírito desta realização, Sagan disse que pediu para que a Voyager tirasse uma fotografia da Terra do ponto favorável que se encontrava nos confins do Sistema Solar.

Posteriormente, em 1994, o cientista Carl Sagan lançou seu livro "Pálido Ponto Azul", baseado nessa imagem da Voyager, onde faz uma profunda reflexão sobre o planeta. O livro também foi lançado em formato "Audio Book".»



«A partir deste ponto de vista distante, a Terra pode não parecer algo de particular interesse. Mas para nós, é diferente. Considere novamente esse ponto. Está aqui. Isso é o lar. Somos nós. Sobre ela, todos que você ama, todos que você conhece, todos que você já ouviu falar, todo ser humano que já foi, viveram suas vidas.

O agregado de nossa alegria e sofrimento, milhares de religiões, ideologias e doutrinas económicas confiantes, todos caçadores e farejadores, todos heróis e covardes, todos criadores e destruidores da civilização, todos reis e camponeses, todos os jovens apaixonados, todas as mães e pais, filhos esperançosos, inventores e exploradores, cada professor de moral, todos políticos corruptos, cada "superstar", todo "líder supremo", todos santos e pecadores da história da nossa espécie vivia ali - num pedaço de poeira suspenso em um raio de Sol.

A Terra é um palco muito pequeno em uma vasta arena cósmica. Pense nas crueldades intermináveis visitadas pelos habitantes de um canto  deste pixel nos poucos habitantes distinguíveis de algum outro canto, quão frequentes são os seus mal-entendidos, quão ansiosos se matam, quão fervorosos são os seus ódio. Pense nos rios de sangue derramados por todos esses generais e imperadores para que, em glória e triunfo, eles possam se tornar os mestres momentâneos de uma pequena fração deste ponto.

Nossas posturas, nossa auto-importância imaginada, a ilusão de que temos uma posição privilegiada no universo, são desafiadas por esse ponto de luz pálida. Nosso planeta é uma mancha solitária no grande escuro cósmico envolvente. Em nossa obscuridade - em toda essa vastidão - não há nenhuma dica de que a ajuda virá de um outro lugar para nos salvar de nós mesmos.

A Terra é o único mundo conhecido, até agora, para abrigar a vida. Não há outro lugar, pelo menos no futuro próximo, para o qual nossas espécies poderiam migrar. Visitar, sim. colonizar, ainda não. Goste ou não, por enquanto, a Terra é a nossa posição.

Foi dito que a astronomia é uma experiência de humildade e de construção de carácter. Talvez não haja uma melhor demonstração da loucura das presunções humanas do que essa imagem distante do nosso minúsculo mundo. Para mim, ressalta nossa responsabilidade de lidar mais gentilmente uns com os outros e preservar e apreciar o ponto azul pálido, a única casa que já conhecemos.»

Carl Sagan, 1994, do livro "Pale Blue Dot "

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=W5c59qUUnAY&feature=youtu.be

Vídeo Oficial:  https://www.youtube.com/watch?v=GO5FwsblpT8

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.