domingo, 3 de março de 2019

Greve estudantil pelo clima - 15 de março

Apesar de Greta Thunberg dizer que o que precisamos não é de  esperança, mas de ação, esta jovem corajosa restaurou a minha esperança na humanidade mais concretamente na juventude.

Imagem obtida aqui
No vídeo abaixo, numa palestra TED imperdível, ela fala com uma sabedoria que ultrapassa em muito a de cientistas, jornalistas, políticos e cidadãos comuns, e mesmo de filósofos e  pensadores, 

As alterações climáticas  ameaçam o seu futuro e de todos os jovens e crianças nascidos e por nascer. E talvez também o dos hoje adultos.

Mas ninguém leva a sério, sobretudo os políticos que deviam ser responsabilizados por inação!

Greta, com apenas 15 anos, começou  uma greve às aulas em agosto de 2018 para exigir políticas sérias no combate às alterações climáticas.

A partir daí, um movimento mundial está a ser gerado pelos jovens para exigir aos políticos medidas fortes que travem as alterações climáticas e protejam as gerações futuras. 

School strike for climate  é o movimento de jovens estudantes que por todo o mundo começam a manifestar-se a fazer greve às aulas, a exigir a mudança e a ação, inspirados em Greta! Em Portugal também (ver site aqui e respetivo Manifesto).


São já muitas as cidades portuguesas em que os estudantes se preparam para fazer greve no dia 15 de março às 10h30 (Arouca, Braga, Funchal, Chaves, Coimbra, Leiria, Faial, Faro, Lisboa, Santarém, Tomar, Porto, Setúbal, Santa Maria, Reguengos de Monsaraz, Évora, Vila Real, Ponte da Barca), mas muitas mais ainda se irão juntar, certamente.

«O movimento estudantil internacional #SchoolStrike4Climate e #FridaysForFuture, que conta já com vários países e inúmeras greves, convocou uma greve internacional pelo clima para dia 15 de março.

Nós, os estudantes portugueses, vamos participar!

O objetivo é chamar à atenção das entidades governamentais, neste caso o governo de Portugal, para a urgência que enfrentamos.

Exigimos ao governo que faça da resolução da crise climática a sua prioridade, cumprindo com seriedade o Acordo de Paris e as metas ambientais estabelecidas pela União Europeia.

Chega de comprometerem de forma egoísta o nosso futuro na Terra. É hora de nós, jovens e estudantes, lutarmos com garra.

Convidamos todos, estudantes ou não, a juntarem-se a nós nesta causa tão importante.

Faz greve das aulas dia 15 de março, manifesta-te connosco e #FazPeloClima!»



15 março, greve estudantil mundial  #FazPeloClima   @greveclimaticaestudantil

Força, jovens! Exijam o vosso futuro!




«A única coisa que precisamos mais do que esperança é a ação. Quando começarmos a agir, a esperança estará em toda a parte. Em vez e procurar a esperança, procura a ação. Então, e só então, a esperança virá.
Hoje, usamos 100 milhões de barris de petróleo por dia.
Não há políticas para mudar isso.
Não há regras para manter esse petróleo no solo.
Portanto, não podemos mudar o mundo a jogar pelas regras, porque as regras precisam de ser mudadas.
Tudo precisa de mudar, e tem de ser hoje!»
Greta Thunberg, do vídeo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.