sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Dia Mundial das Leguminosas: 10 de fevereiro

Este 10 de fevereiro de 2019 é o primeiro Dia Mundial das Leguminosas  após a Assembleia Geral da ONU assim o ter declarado. Esta comemoração foi proposta pelo Burkina Faso na sequência do sucesso do Ano Internacional das Leguminosas (2016).

O objetivo é promover o desenvolvimento destas culturas vitais para a segurança alimentar, a sustentabilidade do planeta e a economia das zonas rurais. 

A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de leguminosas pelo menos três vezes por semana. 

«As culturas de leguminosas, como lentilhas, feijões, ervilhas e grão-de-bico, têm múltiplas virtudes, sendo fortes fontes de proteínas vegetais e aminoácidos para dietas humanas e oferecendo serviços ecossistémicos inestimáveis, graças à sua capacidade - quando cultivadas como cobertura ou explicitamente para alimentos - fixar azoto (nitrogénio) atmosférico nos solos. 

Em média, os cereais cultivados após as leguminosas produzem 1,5 toneladas a mais por hectare do que aqueles que não são precedidos pelas leguminosas , o que equivale ao efeito de 100 kg de fertilizante azotado
Fonte:  FAO ( http://www.fao.org)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.