segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Para onde vai a riqueza? Para os mais ricos!

«Fortuna dos 26 mais ricos é igual ao património dos 50% mais pobres do mundo»
Fonte:  Revista fórum, 22 janeiro 2019

«As fortunas dos bilionários aumentaram 12% no ano passado - ou 2,5 mil milhões por dia - enquanto as 3,8 mil milhões de pessoas que compõem a metade mais pobre da humanidade viram sua riqueza diminuir em 11%»
Fonte: OXFAM International,  21 janeiro 2019

Todos temos a nossa pegada ecológica e a nossa quota parte na exploração excessiva de recursos do planeta. Mas há disparidades absolutamente inaceitáveis num mundo onde a informação viaja à velocidade da luz e está disponível para tanta gente.

Não é aceitável que os mais ricos continuem a enriquecer enquanto tanta gente vive abaixo do limiar de pobreza. Este sistema económico está errado. Errar é humano, mas persistir neste erro é desumano.

«De toda a riqueza gerada no mundo em 2017, 82% foi parar nas mãos do 1% mais rico do planeta. Enquanto isso, a metade mais pobre da população global – 3,7 mil milhões de pessoas – não ficou com nada.

O dado faz parte do relatório “Recompensem o trabalho, não a riqueza”, lançado pela Oxfam às vésperas do encontro do Fórum Económico Mundial em Davos, na Suíça, que as elites empresariais e políticas do mundo»

O relatório revela como a economia global possibilita que a elite económica acumule vastas fortunas enquanto milhões de pessoas lutam para sobreviver com baixos salários.

Houve um aumento histórico no número de bilionários em 2017: um a cada dois dias entre março de 2016 e março de 2017. Atualmente há 2.043 bilionários no mundo.

Nove entre cada 10 bilionários no mundo são homens.
...
A riqueza dos bilionários aumentou 13% ao ano, em média, desde 2010 – seis vezes mais rapidamente do que os salários pagos a trabalhadores, que tiveram aumento de apenas 2% por ano, na média, no mesmo período. Enquanto isso, mais da metade da população mundial vive com renda entre 2 e  10 dólares por dia.»
Fonte: OXFAM Brasil, 23 janeiro 2018

Claro, como as taxas provenientes dos mais ricos diminuem, e claro, a riqueza desloca-se para os ricos, em vez de ser ao contrário, como mostra o gráfico abaixo (ver mais aqui).

Imagem obtida em OXFAM
Não consigo aceitar que não se evolua no bom sentido, no sentido de taxar a riqueza acumulada e distribui~la com mais justiça. O conhecimento desta realidade devia provocar não apenas a indignação mas uma revolução global. Isto assim não pode continuar, o que será preciso para mudar? O colapso? 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.