segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Combater a epidemia da solidão

«A solidão está incluída no bolo de uma sociedade moderna com o tipo de configuração social e infra estruturas que temos hoje. ... Quando todos os nossos relacionamentos são mediados pelo dinheiro, temos a sensação de estarmos sozinhos, a sensação de não estarmos conectados. ...

Comece a orientar-se para a perceção da dádiva,  o que significa  perceber a sua vida como uma dádiva, ver o seu propósito como sendo para dar. Entender que você precisa receber para continuar a dar.  

E avaliar situações, como o que devo dar nesta situação, o  que devo receber?  Se você estiver envolvido, e isto não é uma tarefa, é um convite, talvez até ouvindo isto receba aquele presente, que é:

"Ah, sim, eu sou um ser lindo. Fui generosamente presenteado com vida, respiração, sol, amor e um corpo. Eu não ganhei isso, mas aqui estou. E eu sei porque estou aqui, eu sei que anseio contribuir para um mundo belo"

Quando estiver na dádiva, não se sentirá mais solitário, e conexões profundas com outras pessoas crescerão, como resultado dessa orientação para a dádiva.» 

Charles Eisenstein , The Loneliness Epidemic: How Society's Dependence on Money is Leaving Us Alone and Disconnected (vídeo abaixo)

  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.