sábado, 28 de agosto de 2021

A casa passiva e o conceito Passive House

A casa passiva é um conceito que se enquadra na arquitetura bioclimática, em que são aproveitados os recursos naturais do local da construção para reduzir as suas necessidades energéticas e ao mesmo tempo usufruir de uma casa (ou outra construção) com conforto. A localização, o clima local, a topografia, a vegetação e a exposição solar são fatores muito importantes a ter em conta, mas muitas vezes estão já determinados quando se vai construir,  reconstruir ou adaptar. Nestes casos, a eficiência energética e conforto ficam a cargo das características construtivas.

Nesse sentido, o conceito "Passive House" (no original alemão PassivHaus) foi desenvolvido na Alemanha no final dos anos 80, e em 1996 foi fundado o PassivHaus Institut, entidade que investiga e certifica edifícios construídos segundo este conceito.

Fonte:  Ass. PassivHaus / Imagem ART Architects


«O CONCEITO PASSIVE HOUSE

Passive House é um conceito construtivo que define um padrão que é eficiente, sob o ponto de vista energético, confortável, economicamente acessível e sustentável.

Eficiência energética
A Passive House é o mais elevado padrão de eficiência energética a nível mundial: as poupanças energéticas (aquecimento e arrefecimento) atingem os 75% em comparação com os edifícios convencionais e de acordo com a regulamentação actual.

Confortável
Uma Passive House tem temperatura uniforme, sem grandes variações (temperatura mínima 20ºC e temperatura máxima 25ºC) e uma boa qualidade do ar interior (humidade relativa, CO2), contribuindo para o bem estar e saúde dos seus ocupantes.

Acessível
Numa Passive House o acréscimo do custo de construção não ultrapassa, em média, os 5% em relação a uma construção convencional, sendo possível construir a preços correntes. Os custos de operação de uma Passive House são substancialmente mais baixos que um edifício convencional devido às reduzidas necessidades energéticas e de manutenção.

Sustentável
Numa Passive House há uma redução drástica das emissões de CO2, devido à eficiência energética. O conceito Passive House contribui para a protecção climática pela menor dependência de combustíveis fosseis. As baixas necessidades energéticas de uma Passive House podem ser facilmente supridas por fontes renováveis de energia.»

Uma casa pode ser passiva, construída de acordo com os princípios e técnicas Passive House, e ser ou não certificada.  A certificação  requer acompanhamento de técnicos com formação para o efeito e acarreta custo adicional.

O vídeo a seguir explica o conceito Passive House em  90 segundos.


Mais informação em: 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.