domingo, 18 de julho de 2021

Milhões de deslocados do clima


As alterações climáticas já chegaram há muito. Eventos extremos, como a seca e os incêndios devastadores e mortíferos de 2017, já fizeram muitas vítimas por cá. Por estes dias, a Alemanha e outros países da Europa estão também a sofrer com inundações como nunca viram. Temperaturas anormais, de cerca de 50ºC no Canadá, norte do Estados Unidos e Rússia, mostram que nenhuma parte do planeta está a salvo do que aí vem. 

Mas apesar disso, há regiões onde a probabilidade de se tornarem inabitáveis é maior, e as pessoas estão-se a deslocar. O mundo do futuro será muito diferente do que conhecemos. Já não chega agir para mitigar as alterações climáticas, vamos mesmo ter de mudar a nossa abordagem, vamos ter de nos adaptar. Disso depende a sobrevivência da nossa espécie, e de muitas outras.


«Em todo o mundo, as pessoas estão se a mudar por causa das alterações climáticas. São deslocados - forçados a sair de sua terra por causa de  acontecimentos relacionados com o clima - fugindo de eventos repentinos ou forçados a deixar uma área que está a passar por uma mudança gradual.  Está a acontecer em todo o lado - mas agora é a taxa mais alta da década. E os dados mostram que afeta muito mais as pessoas dos países mais pobres do que as dos países mais ricos.  Uma análise da Sky News descobriu que desastres relacionados com o clima em 2020 fizeram com que as pessoas das nações mais pobres se mudassem quase cinco vezes mais do que as dos países mais ricos.»

Saiba mais na fonte (do texto a azul e imagens), a infografia da Sky News:  https://news.sky.com/story/climate-change-the-people-forced-from-their-homes-by-floods-wildfires-storms-and-sea-level-rise-12355533





Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.