domingo, 18 de fevereiro de 2018

HiperNormalização

VIVEMOS NUM MUNDO
ONDE OS PODEROSOS
NOS ENGANAM
NÓS SABEMOS
QUE ELES MENTEM
ELES SABEM
QUE NÓS SABEMOS
QUE ELES MENTEM
ELES NÃO SE IMPORTAM
NÓS DIZEMOS QUE NOS IMPORTAMOS
MAS NÃO FAZEMOS NADA
E NADA MUDA
É NORMAL
BEM VINDO
AO MUNDO DA PÓS-VERDADE
COMO CHEGAMOS
AONDE ESTAMOS AGORA



HyperNormalisation é um documentário da BBC (out 2016), realizado por Adam Curtis, que explica o conceito "pós-verdade" e conta a história extraordinária de como chegamos a este estranho tempo de grande incerteza e confusão - em que os que deveriam estar no poder estão paralisados ​​- e não tem ideia do que fazer. (trailer acima)

«Vivemos em tempos de grande incerteza e confusão. Eventos que parecem inexplicáveis ​​e fora de controle continuam a acontecer. Donald Trump, Brexit, a Guerra na Síria, a interminável crise dos migrantes, atentados aleatórios. E os que deveriam estar no poder estão paralisados ​​- não têm ideia do que fazer.

Este filme é a história épica de como chegamos a este lugar estranho. Explica não só porque acontecem esses eventos caóticos - mas também porque nós, e nossos políticos, não conseguimos entendê-los.

Mostra que o que nos aconteceu no Ocidente - não apenas aos políticos, jornalistas e especialistas, mas a também nós mesmos - reduziu-nos a uma versão simplificada e muitas vezes completamente falsa do mundo. Mas, porque está em todo o lado, aceitamos como se fosse normal.

Mas há um outro mundo lá fora. Forças que os políticos tentaram esquecer e enterrar há quarenta anos - que se tornaram fúnebres e mutantes, mas que agora voltam para nós com uma fúria vingativa. Perfurando a parede do nosso mundo.»

Fonte: BBC - HyperNormalização (tradução livre)

«O tema geral do documentário é mostrar como, desde a década de 1970, governos, financistas, jornalistas e utopistas tecnológicos abandonaram o mundo real e não só construíram como também passaram a viver nesse mundo falso simplista, esquemático e maniqueísta. Um mundo administrado por corporações e mantido estável pela política.»

Fonte: A ficção contaminou a Política no documentário "HyperNormalisation", de Wilson Roberto Vieira Ferreira, em Cinegnose, jan 2017

Filme completo em  https://youtu.be/dlhg_QF1cBk , com legendas em Espanhol, mas pode selecionar traduzir  para Português.

3 comentários:

  1. Grato pelo partilha - um doc perturbante e revelador. Convoco uma citação pertinente da filósofa Hannah Arendt:
    “The ideal subject of totalitarian rule is not the convinced Nazi or the dedicated communist, but people for whom the distinction between fact and fiction, true and false, no longer exists.” (The origins of totalitarianism, 1951)
    Saudações,
    Álvaro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, Álvaro.
      Exatamente! Acrescentaria o pensamento de Edmund Burke:
      "Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada.”
      Obrigada pelo seu contrubuto.

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.