terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Sementes preciosas

A história das sementes devia ser contada em todas as escolas e em todas as casas... mesmo nas casas onde não há agricultores, porque as sementes são o bem mais precioso da humanidade e estão em extinção dramática.

Imagem obtida em GoodFood World
94% das variedades alimentares desapareceram no século XX, porque algumas empresas assim o decidiram, os políticos deixaram, e a maioria das pessoas não se opuseram - por ignorância ou por sobrevivência.  

«É função do Estado evitar que a vida seja privilégio de poucos. Nesse sentido, tem o dever de garantir a todos, indistintamente, o acesso aos bens essenciais à dignidade e à felicidade. 

No entanto, hoje, o Estado aceita a patenteação de frutos da natureza, como é o caso de sementes geneticamente modificadas, sem que ainda se tenha segurança sobre os efeitos, no organismo humano, dos alimentos transgênicos.

A ciência e a técnica são, em si, um bem. Mas têm limites éticos. Assim como a engenharia não deveria ser utilizada para construir fornos crematórios com o objetivo de matar milhares de pessoas, como fizeram os nazistas na II Guerra Mundial, ou a física, para fazer a bomba de Hiroshima, o direito de patente e a genética não deveriam servir para tornar o acesso aos bens naturais um privilégio de superempresas altamente lucrativas.»

Fonte: SEMENTES - Patrimônio do povo a serviço da humanidade, Horácio Martins de Carvalho, Brasil, 2003

Para quem não viu o episódio que passou recentemente na RTP1, aqui  fica o documentário, belo e esclarecedor, "Sementes - a história por contar". 
Imagem obtida em www.seedthemovie.com

Vamos quebrar a história de ignorância neste tema!

«As sementes e a protecção desse legado tão importante para a alimentação da Humanidade

Poucas coisas na Terra são tão milagrosas e vitais como as sementes. Adoradas e preciosas desde o início da Humanidade, este documentário segue aqueles que protegem o nosso legado alimentar de 12 mil anos. No século passado, 94 por cento das variedades de sementes desapareceram. À medida que as empresas químicas de biotecnologia controlam a maioria das sementes, agricultores, cientistas e advogados travam uma luta para defender o futuro da nossa comida.»

Fonte: https://www.rtp.pt/programa/tv/p35312


Semente from Permacultura on Vimeo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.