quarta-feira, 2 de maio de 2012

Monsanto, abelhas, transgénicos, venenos e hipocrisia

Monsanto, a empresa gigante de biotecnologia, que tem sido acusada de contribuir para a redução da população de abelhas, comprou uma das principais organizações de pesquisa do desaparecimento das abelhas (colony collapse disorder - CCD), a Beelogics, em Setembro de 2011.

Recentemente, o milho geneticamente modificado da Monsanto (MON810) foi banido da Polónia pelo facto de o seu pólen causar efeitos devastadores na população de abelhas.
Em França o milho da Monsanto foi proibido a partir de 2012. 
Na Hungria, as sementes geneticamente modificadas são agora proibidas pela nova constituição.
Para além da França e da Hungria, o milho transgénico MON810 é já proibido em mais 7 países europeus (Alemanha, Áustria, Grécia, Luxemburgo, Bulgária, Itália e Polónia)
Na Alemanha, na Roménia e na Suécia, o cultivo de transgénicos tem diminuído significativamente. 
Portugal  e Espanha, são os únicos países da Europa onde tem aumentado o cultivo de milho transgénico.

"É evidente que a Monsanto está sob fogo sério devido ao seu papel no desaparecimento desses insetos vitais. É, portanto, bastante claro por que a Monsanto comprou uma das maiores empresas de pesquisa de abelhas do planeta."  (Natural Socitey)

Nada que me admire, sabendo como funciona a Monsanto, a criadora do agente-laranja e do herbicida roundup, a detentora de 90% do mercado de sementes transgénicas, a causadora de destruição ambiental, de poluição e envenenamento, de propaganda enganosa, mentiras e hipocrisia, de ruína de agricultores americanos, de suicídio de agricultores indianos. A empresa é tão conceituada que até já tem direito a página no facebook "Millions against Monsanto". Acabo deixando um documentário elucidativo de 2008: "O Mundo segundo a Monsanto", e voltando a fazer a pergunta retórica: A falta de ética compensará até quando? 
Fontes e mais informação em:

12 comentários:

  1. Engraçado (se é que se pode chamar assim...) é a permissividade e complacência dos nossos políticos e politicas, ou seja: aqui neste nosso cantinho plantado à beira mar, nunca acontece nada de mal - é tudo um mar de rosas...
    Exemplos: Quando se falava da gripe das aves, todo o mundo tinha a possibilidade de a contrair, mas os nossos atenciosos...políticos clamarem bem alto que em Portugal "gripe das aves nunca" (como se as aves tivessem o passaporte apreendido ao entrar no espaço aéreo nacional...).
    Quando se fala em possíveis alvos para atentados, ou mesmo local de refúgio para a Al-Qaeda, lá aprecem os zeladores políticos cá do burgo...a enfatizar o paraíso do nosso cantinho...pois "nós cá somos gentes de brandos costumes (infelizmente...), e recebemos todos de braços abertos" (Venezuela, Venezuela, Venezu...).
    Pois então, basta questionar a sapiente classe política deste nosso Portugal, para recebermos a garantia inefável... que esse milho transgénico da Monsanto, e que se cultiva nesta terrinha, é do mais saudável e biológico que existe...
    Se as abelhas por cá estão a desaparecer, então a culpa é dos mercados...do vulcão da Islândia...do S. Pedro que não manda chuva...dos mexicanos que comem muitas cebolas, e aumentam o efeito estufa...de África se ter tornado liberta da escravatura...
    Todos são culpados, MENOS a Monsanto, e os políticos e politicas que pactuam com esta falta de escrúpulos!

    Parabéns Manuela por mais este "grito de alerta", e por dizer não à indiferença!
    Saudações,
    António

    ResponderEliminar
  2. Olá Antonio

    A mim parece-me que os políticos estão tão desinformados (será???) como a população em geral sobre esta questão e muitas outras de vital importância para a saúde, para o ambiente e para a sociedade! Ou será que haverá outras razões mais obscuras para que se deixem manipular pelas grandes corporações??

    Estes lobbies são imorais e inaceitáveis! Não devia ser possível existir empresas muitos grandes, são a causa de muitos males da nossa civilização, com a sua monstruosa ânsia de lucro!

    Obrigada pela visita e um abraço

    ResponderEliminar
  3. Não sei se os políticos estão desinformados ou não, mas o facto de aparecerem as vantagens dos OGMs sobre as outras variedades num manual escolar (https://www.escolavirtual.pt/assets/conteudos/downloads/9cn/cn91002pdf01.pdf?width%3D965%26height%3D600+transg%C3%AAnico+pdf&hl=pt-PT&gl=pt&pid=bl&srcid=ADGEESiKj_6cwGi_n8TqolbSoO2Pt4icQ-4M2QHL-0QdgxSTs-zObrKJIQcAP7VZmMujGAoM5shMmdRBp5MTY7DFB8Lq6Ka8wuhKPLXXYy_jblmqlOMnhZrhMp43J_6EJfzLHH2OOXcx&sig=AHIEtbThysLX5JNIDHO5FaqWzBzPdJz6aw) denota claramente de que lado estão e isso assusta-me muito!!!

    Quanto tempo durará mais não sei, mas sei que já é mais do que o que devia!!!

    Obrigada pela partilha Manuela!

    ResponderEliminar
  4. Olá Sónia

    Já tinha visto esse triste facto, parece propaganda, sem qualquer advertência...

    O lobbie pelos transgénicos é fortíssimo, ainda hoje vi esta triste notícia:
    http://www.auniao.com/noticias/ver.php?id=27896

    Tens razão, já é tempo demais!!! Entretanto, vou ver se consigo ver o filme:
    http://www.japanesepopsongs.com/idiotcycle/play_trailer.html, talvez esteja por aqui, pelo menos em parte: http://www.youtube.com/user/JPSFilmsParis

    Bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso faz-me lembrar os delegados de propaganda médica que, à falta de argumentos válidos e estudos com resultados estatisticamente comprovados de eficácia, se viram para a oferta de brindes e para a publicidade negativa aos produtos concorrentes.

      E é como eu disse no FB: "Isso é a mesma coisa que, ao vender algo ao peso, alguém com uma balança (honesto e isento) me acusar de estar a roubar e, para fugir a isso, eu lhe comprar a balança e o seu parecer!!!"

      Mas vai acabar por ser como as grandes empresas petrolíferas: tinham uma máquina de propaganda imensa montada para contrariar as múltiplas evidências em relação à nossa influência nas alterações climáticas, mas finalmente lá cederam - era óbvio demais!
      Pelo menos assim o espero!!!

      Eliminar
  5. PQP. É a maosanto fudendo com planeta!

    ResponderEliminar
  6. O filme desapareceu do servidor, tal como todos os da Plataforma Transgénicos Fora. Fica uma outra versão legendada em português

    ResponderEliminar
  7. Olá, Manuela. Parabéns pelo blog!
    Sou professor na área ambiental e palestrante. Percebo uma enorme falta de informação junto à população brasileira sobre os OGM's... e muitas pessoas se aproveitando desse fato para ganhar dinheiro. Esses covardes e egoístas, que visam somente lucros (inclusive em diferentes setores do poder público), precisam ser desmascarados e colocados contra a parede (no sentido de apresentar a verdade para os menos informados). Gostei muito dos seus textos sobre transgênicos, e se eu puder ajudar a divulgá-los, farei com grande prazer.
    Caso possa, acesse meu blog: http://www.aprendendoecologia.com.br

    Feliz 2013. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Edvaldo!

      É verdade, há muita falta de informação sobre os transgénicos, mas isso é propositado, pois quem os fabrica quer vender mesmo sem haver estudos fidedignos ou abrangentes sobre os seus impactos! E se aqui na Europa está mal, julgo que no Brasil está pior e nos EUA é um descalabro! Lá a Monsanto e congéneres têm "representantes" ou "espiões" inseridos em praticamente todas as organizações governamentais que legislam e fiscalizam o tema dos transgénicos e alimentação! Uma vergonha!

      Por isso, o que é preciso é divulgar e informar as pessoas. Todos os textos que aqui estão são podem ser reproduzidos desde que mencionada a autoria e origem, e eu é que agradeço!

      Parabéns pelo seu blogue, já sou seguidora!

      Um excelente 2013!

      Eliminar
  8. Olá, Manuela.

    Obrigado por suas palavras. Com sua permissão, logo colocarei alguns textos no Aprendendo Ecologia, e faço questão de destacar sua autoria e endereço do seu blog.

    Tenho o propósito de levar conhecimento e informações fidedignas para os leitores, e com sua ajuda nesse assunto, ganhamos todos!

    Mais uma vez agradeço por sua atenção e pelo intuito em difundir conhecimento.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Boa Noite,

    quando recentemente revelaram o estudo francês sobre OGM's
    ( http://pt.euronews.com/2012/09/20/uniao-europeia-analisa-estudo-alarmante-sobre-ogm/ )
    enviei um e-mail pessoal aos Gabinetes do Ministro da Saúde, da Ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território e ainda uma "carta" ao programa "prós e contras", no sentido dos primeiros exporem publicamente a sua posição perante os factos e para haver um programa sério de debate sobre este tema num canal generalista.

    resultado: ninguém me respondeu..

    pouco tempo depois deparo-me com este documento:
    http://www.syngenta.com/country/pt/pt/a_syngenta/Noticias/Pages/0023.aspx
    e fico a pensar que dali não posso esperar nada de bom..

    continuação de bom trabalho neste blog de referência ; )
    José Borges

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, José Borges

      Infelizmente, este assunto dos OGM cá em Portugal é completamente ignorado pela comunicação social. Como em muitas outras partes, as grandes multinacionais controlam demasiadas coisas...

      Desde já agradeço o seu contributo enviando as cartas, e é uma pena que tenham sido ignoradas (embora previsível), pois este assunto não é brincadeira, e estamos todos a servir de "estatísticas" para estudos do futuro!

      A saúde, o ambiente e a educação são assuntos de "pouca importância" nos corredores do poder, a não ser que haja grandes lucros envolvidos (para os colocara em causa, não para os proteger)

      Muito obrigada também pela visita e pelo comentário!

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.