domingo, 13 de maio de 2012

Parlamento Europeu vota contra as patentes sobre plantas e animais

 «O Parlamento Europeu aprovou ontem uma resolução pedindo ao Instituto Europeu de Patentes para parar a concessão de patentes ao melhoramento genético convencional de plantas e animais. A resolução foi apresentada conjuntamente pelos deputados de vários partidos e foi aprovada com ampla maioria. A votação segue as exigências de alguns parlamentos nacionais, como o Bundestag Alemão, para pôr fim às patentes de melhoramento vegetal e animal.

"Este é um enorme sucesso para todos os agricultores, criadores e consumidores que estão preocupados com a monopolização dos nossos recursos alimentares", diz Ruth Tippe da coligação No Patents on Seeds "Esta votação não pode ser ignorada pelo Instituto Europeu de Patentes - é hora de parar a venda dos recursos necessários para a nossa vida diária.”
Mas ainda há um longo caminho a percorrer - se o Instituto Europeu de Patentes não tomar medidas contra estas patentes, será necessária uma mudança na legislação europeia sobre patentes para fortalecer as proibições actuais. A No Patents on Seeds está a pedir aos governos dos Estados-Membros da UE que deem um primeiro passo na futura decisão sobre a chamada nova Patente Unitária."»

Fonte e notícia completa (de 11/05/2012) em GAIA - Campanha Europeia pelas Sementes Livres



9 comentários:

  1. Continua, minha amiga, na senda do serviço público... (isto merecia primeiras páginas dos jornais, suscitando a pressão da opinião pública)

    ResponderEliminar
  2. Uma boa notícia!!! :-D

    E dá esperança em relação à Patente Unitária (http://ec.europa.eu/news/business/110415_pt.htm): pode ser que realmente estas patentes sobre a Natureza sejam proibidas de vez!!!

    Beijinhos e boa semana! :-)

    ResponderEliminar
  3. Olá Rogério

    Pois, estas notícias mereciam todo o destaque, pela importância do tema, e porque carecemos mesmo de boas notícias... mas há assuntos que parecem tabu...

    Obrigada pela visita e uma boa semana :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Sónia

    Esta vai ser uma longa guerra, mas felizmente, há uma batalha prestes a ser ganha... pelo menos na Europa. O que já é alguma coisa :)

    Obrigada, beijinhos e uma boa semana :)

    ResponderEliminar
  5. Uma pequena esperança...surgiu em mim...

    ResponderEliminar
  6. aNaTureza, ainda bem, que a esperança renasça sempre! Viva a Vida :)

    ResponderEliminar
  7. Realmente é uma boa notícia!
    Como diz o Rogério, merecia a 1ª página de qualquer jornal... mas não. Ocultam-nos tudo e mais alguma coisa. Ghegou a um ponto que já nem rádio suporto! Repetem sempre as mesmas coisas... até ao infinito. Malditos Media!

    A concessão de patentes para animais e plantas é pura e simplesmente desumana!

    Obrigada pelo teu trabalho e por esta boa notícia!
    Um beijinho,

    ResponderEliminar
  8. Olá Lena

    Pois, mas neste tema, nem sequer falam nas más notícias (e bem sabes que são muitas), quanto mais nas boas!!!

    Vá lá que a gente vai -se infomando na net, senão, andávamos mesmo às cegas...

    Beijinhos e obrigada :)

    ResponderEliminar
  9. Excelente notícia. Realmente, nos dá um pouco de esperança.

    Resta saber quando os Estados Unidos vão aprovar lei semelhante, ou seja, quando vão ter coragem de enfrentar a Monsanto.

    Abcs,
    Roberto.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.