domingo, 22 de abril de 2012

Permacultura e beleza no Dia da Terra


Hoje é o Dia da Terra, que se comemora a 22 de Abril desde 1970. Para mim, todos são dias da Terra, mas é bom que haja um dia simbólico para lembrar aqueles que se esquecem de respeitar e cuidar da nossa Mãe Terra, onde toda a vida é gerada e cresce com a  magia do Pai Sol. Sugiro os conselhos e alertas da Quercus

Para comemorar o Dia da Terra trago-vos um belíssimo exemplo de cuidado com a Terra, "La Ferme biologique du Bec Hellouin", uma quinta em permacultura, em Le Bec Hellouin, Normandia, norte de França. Vejam a reportagem no vídeo abaixo e as imagens fabulosas aqui!

"A quinta biológica em Bec Hellouin, criada por um casal de apaixonados pela natureza no cenário encantador de um vale preservado, é um espaço experimental onde são colocadas em prática as técnicas mais inovadoras do ponto de vista agro-ecológico.

Premiada com o Troféu de Eco-turismo da Alta Normandia, a quinta rege-se sob o signo da biodiversidade. Nos seus jardins e pomares crescem mais de 800 variedades de frutas, legumes, plantas aromáticas e medicinais. Um eco-centro de formação foi construído no coração deste lugar privilegiado, um lugar de encontro e intercâmbio entre pesquisadores, agricultores e estudantes que querem inventar uma agricultura capaz de alimentar a humanidade sem destruir o planeta.
Este é o lugar ideal para abrigar a formação organizado pela quinta, centrada na permacultura e na agricultura natural."

Fonte: http://www.fermedubec.com/ (tradução minha)

3 comentários:

  1. Viva,
    Adorei este vídeo/reportagem - simplesmente magnifico!
    Belo exemplo de como obter legumes e frutas sem pesticidas e em harmonia com a natureza.
    Quem dera que o futuro fosse já hoje, e este exemplo a ser prática normal!

    Este ano - que já tenho as culturas programadas -, seguirá o curso das anteriores mas, no futuro terei de me iniciar com esta experiência.
    Obrigado por partilhar esta informação!
    Saudações,
    António

    ResponderEliminar
  2. Olá António

    Pois eu também adorei! E concordo, é simplesmente magnífico!

    A permacultura é o futuro: com uma agricultura baseada na agricultura biológica, vai mais longe e integra conceitos novos com sabedoria antiga (em vários aspetos, não só no cultivo, como na construção, na energia,...), aproveitando o melhor do passado, do presente e assim construindo um futuro viável, limpo, justo e saudável!

    Obrigada e uma boa semana

    ResponderEliminar
  3. ME AJUDEM COM ESSA IDEIA SUSTENTAVEL! http://ligadasflorestas.org.br/users/124118#
    INSCREVAM-SE

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.