sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

The Story of Cap & Trade" - o negócio do carbono

Com a aproximação da Cimeira de Copenhaga sobre as Alterações Climáticas, tem crescendo também a minha preocupação com o que lá se passará e o "negócio" com as emissões de carbono.

Ontem, James Hansen, climatologista americano e um dos primeiros cientistas a alertar para o aquecimento global nos anos 80, lançou a polémica (AFP, Público), ao afirmar que mais vale a Cimeira de Copenhaga fracassar do que seguir pelo caminho que leva, pois a abordagem está completamente errada.

Neste vídeo, Annie Leonard (que já conhecemos de A História das Coisas), faz uma crítica ao actual estado das negociações sobre o mercado internacional de carbono, alertando para os perigos que os negócios com as compensações podem acarretar para os países menos desenvolvidos e para as empresas mais pequenas.

The Story of Cap and Trade foi realizado por The Story of Stuff Project e por Free Range Studios, em parceria com Climate Justice Now! e com Durban Group for Climate Justice.

Como diz Annie Leonard, o diabo, está nos detalhes. Veja no filme quais são.


14 comentários:

  1. Olá Manuela Araújo,
    Este assunto também foi focado nos blogues A Tulha do Atilio e no Sempre Jovens com o titulo "Climategate: suspensão de Investigador" que por sua vez está ligado ao " Qual crise energética?"
    Há interesses ocultos em todos os estudos que são apresentados e muitos deles como se viu até são manipulados conforme os interesses das grandes potências.
    Visitei o seu blogue, gostei e virei mais vezes.
    As minhas sinceras saudações.
    Luís

    ResponderEliminar
  2. No meu blogue também já escrevi (msg 68...) sobre esta ideia triste de carbono=mercadoria=preço... enfim...
    Já à muito que venho escrevendo e afirmando que esta COP vai ser um fiasco disfarçado de sucesso, e pelos vistos não me vão puder chamar de pessimista neste caso...
    Termino este comentário com outro comentário que deixei noutro blogue...
    "As ONG andaram este tempo todo a nanar!!! Já à muito que se viam as movimentações subtis dos senhores que realmente mandam neste "Planeta" e não, não estou a falar dos Presidentes e outros que tais!...
    Agora... aguentem! Isto daqui para a frente vai ser sempre a piorar...
    Já à muito que não acredito que vá sair algo de realmente importante desta COP, conforme já referi no meu blogue...
    Vai ser triste e doloso o futuro."

    ResponderEliminar
  3. Luís
    O problema que levantei aqui, do negócio do carbono, nada tem a ver com o "Climategate". O chamado Cilmategate quer pôr em causa a existência de aquecimento global, face à intersecção, por hackers, de uns e-mails de um ou dois cientistas onde falam em métodos pouco ortodoxos para a aplicação de modelos e análise de resultados. São uma gota poluída num oceano de estudos de muitos cientistas a concluirem o mesmo. E penso que basta estarmos atentos ao que se passa no mundo para não termos dúvidas de que as alterações climáticas estão aí.
    Sei que há muita gente a pôr em causa a existência de aquecimento global, mas eu isso não ponho em causa, mesmo arriscando-me a ouvir que se trata de uma "crendice".

    Já o "negócio do carbono" é o perigo em que todos podemos cair se os governantes mais uma vez se deixarem dominar pelas grandes corporações.
    Eu em princípio concordo com o princípio poluidor pagador, mas neste mundo global em que tantos já poluíram tanto e outros precisam de poluir para se desenvolver, as coisas não podem ser assim lineares, e os "intermediários" do negócio são uma verdadeira ameaça.

    Costumo ler os seus "posts" no Sempre Jovens pois são sempre bem interessantes. Obrigada e volte sempre.

    ResponderEliminar
  4. Voz a 0 db

    Bem sabe que gosto muito de visitar o seu blogue
    O Tempo Chegou, razão pela qual está ali ao lado nos blogues parceiros.
    Só que infelizmente não dá tempo de o acompanhar devidamente, e não tinha ainda lido a mensagem 68...

    Eu costumo dizer que a esperança é a última a morrer, e que o pessimismo não ajuda a resolver nada (embora, mais uma vez, me chamem "crente" por isso).

    Nós queremos um mundo melhor, mas bem sabemos que há aqueles que querem é ter uma vida melhor para eles à custa de tudo e de todos, são muito poderosos, e muitas vezes andam bem disfarçados, mas não podemos entregar os pontos...

    ResponderEliminar
  5. Não podemos entregar os pontos antes da Cimeira.
    Em paralelo com esta Cimeira há muitas outras iniciativas que não deixam passar estas questões e que lhes dão o máximo de publicidade, do mesmo modo que a Manuela o faz, e muito bem, aqui.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Mas alguém pode pensar que esta cimeira visa resolver, exclusivamente, o problema ambiental?

    Desiludam-se. Os interesses comerciais e politicos imperam e alguém sairá a ganhar com o comércio do CO2.

    Tenho pena, mas é assim, que funciona.

    Perdoem a minha falta de esperança.

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Manuela, o meu grupo de trabalho tem um convite a fazer lhe. :D Tentei enviar lhe uma mensagem mas nao consegui por isso peço lhe que me contacte para celina_vilasboas@hotmail.com logo que lhe seja possível.
    Fico à espera ;D

    ResponderEliminar
  8. Quando as pessoas lêem as minhas mensagens algo as faz perder a serenidade de espiríto... digo isto pois sei bem, e foi essa a intenção de iniciar o "O TEMPO CHEGOU...", que apenas mostro o lado mau, horrível, cruel mas no entanto REAL de alguns dos temas que lá abordo, pois este lado raramente ou nunca é notícia. E este é o verdadeiro problema. A maioria das pessoas não está habituada a que a realidade nua e crua lhe bata à porta e as deixem mal dispostas. E como a melhor defesa é o ataque, já por várias vezes me adjectivaram de várias coisas. Não me importa nada... Espero é que os poucos que lêem o que escrevo que façam algo, por mais insignificante que seja, com os dados que lá transmito, para que as coisas mudem. No entanto não deixo de tentar ver as coisas como elas realmente são, e no caso da COP15, já sabem (os que leram) o que penso...

    ResponderEliminar
  9. Olá Josefa
    A Cimeira pode vir a não dar grandes frutos em relação ao que era suposto, mas pelo menos está a fazer as pessoas mobilizarem-se. E isso os governantes vão perceber...
    Obrigada e um abraço

    ResponderEliminar
  10. MAJ
    Eu sei que tem razão, e o que move este mundo são mais os interesses dos poderosos do que qualquer outra coisa, mas não percamos a esperança. Depressa não há hipótese, mas demos-lhes o benefício da dúvida...
    Desistir e entregar os pontos, é que não!

    ResponderEliminar
  11. Olá Celina
    Já lhe respondi, e agradeço o contacto. Obrigada

    ResponderEliminar
  12. Voz a O db

    Faz muito bem em mostrar o lado mau das coisas para alertar, mas lembre-se que somos humanos e precisamos também de ver um lado bom.
    Há muitas coisas que preferimos não saber ou fazer de conta que não sabemos, mas não podemos continuar nessa ignorância.
    Mas lhe digo que não tive ainda coragem de ver aqueles filmes relativos à violência com os animais. Eu sei parte das coisas que fazem, mas VER, é doloroso...
    Quanto a COP15, já sei o que pensa...

    ResponderEliminar
  13. "...mas lembre-se que somos humanos e precisamos também de ver um lado bom." Nada mais correcto... mas como eu disse a grande maioria das informações que nos chegam relativamente a estes assuntos são do lado bom...

    Acredita que a maioria sabe ou alguma vez viu o que fazem aos animais destinados à alimentação?

    Acredita que a maioria sabe o que fazem ao animais destinados a roupa?

    Acredita que a maioria sabe o que fazem ao animais destinados a acessórios de moda?

    Acredita que a maioria sabe o que eles próprios fazem ao Planeta?

    Os que falam/escrevem inglês têm uma frase espectacular " Ignorance is bliss" traduzindo à zona "Ignorância é felicidade"

    E no fim não é isso que todos queremos: ser felizes?

    Abraço...

    ResponderEliminar
  14. Olá Voz a 0 db

    Não, não acredito. É preciso que se saiba, mas não é possível saberem tudo de uma só vez. Claro que todos queremos ser felizes, por isso aparecem as defesas contra saber o que não convém. É necessário alertar, mas o excesso de informação pode ser contraproducente... por ser demais vira-se as costas. Umas coisas desconhece-se mesmo, outras ignoram-se, como é o caso do tratamento que se dá aos animais de criação em massa.
    Abraço

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.