domingo, 25 de novembro de 2018

Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

«Só quando a metade da nossa população representada por mulheres e meninas, puder viver livre do medo, da violência e da insegurança do dia a dia, é que poderemos dizer que vivemos em um mundo justo e igualitário.»
António Guterres, Secretário-Geral da ONU

No dia 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres , inicia-se uma campanha de ativismo #HearMeToo para acabar com a violência contra mulheres e meninas.

Esta campanha global da UN Women  decorre durante 16 dias até ao Dia dos Direitos Humanos em 10 de dezembro, e consiste na partilha  de histórias de sobreviventes ou mensagens de apoio - aqui.

Nas redes sociais, a campanha inclui também ou na partilha de fotos com a cor laranja usando as hashtags #HearMeToo   #orangetheworld e # 16days  (Facebook, Twitter e Instagram).

A seguir, alguns números alarmantes:

«Em todo o mundo, uma em cada três mulheres sofreu violência física ou sexual, principalmente por parte de um companheiro sentimental.

Apenas 52% das mulheres casadas ou que vivem com um parceiro decidem livremente sobre as relações sexuais, o uso de anticoncepcionais e sua saúde sexual.

Quase 750 milhões de mulheres e meninas que vivem hoje casaram-se antes de completarem 18 anos, e pelo menos 200 milhões delas foram submetidas a mutilação genital feminina.


A nível mundial, em 2012, em um de cada dois casos de mulheres assassinadas, o autor era seu parceiro ou um membro da família. No caso dos homens, essas circunstâncias só ocorreram em um em cada 20 homens assassinados.

71% das vítimas do tráfico em todo o mundo são mulheres e meninas, e 3 em cada 4 delas são usadas para exploração sexual.


Imagem obtida aqui
A violência contra as mulheres é uma causa de morte e incapacidade entre as mulheres em idade reprodutiva tão grave como o cancro, e é uma causa de acidentes de trânsito ruins e malária juntos uma maior saúde.

A violência contra as mulheres é uma causa de morte e incapacidade entre as mulheres em idade reprodutiva tão grave quanto o cancro, e uma causa de problemas de saúde maior do que os acidentes de trânsito e a malária combinados.»

Fonte:  Site da ONU (Nações Unidas)

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/324512111687460/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.