domingo, 26 de novembro de 2017

O Decrescimento

O conceito do Decrescimento (Decroissance em francês, Degrowth, em inglês) assenta no facto de o crescimento económico ser insustentável no ecossistema global, pois o planeta é finito e os recursos  naturais limitados, pelo que não é possível o crescimento infinito. Por oposição, o pensamento económico dominante considera que a melhoria do nível de vida só depende do aumento do PIB, promovendo o perpétuo crescimento  económico.

Imagem obtida aqui
«O decrescimento é um conceito social, político e económico e defende a redução da produção e do consumo uma vez que considera o excesso de consumo como a principal causa dos problemas ambientais e de desigualdade social.»

Esta é a definição constante de um documento resumo
elaborado por  Luís Coentro (novembro 2017), da Rede Transição Portugal, no qual se encontra informação acessível sobre o movimento do Decrescimento, a sua história, exemplos de soluções e obstáculos. 

Também encontram informação sobre este tema em português no blogue Decrescimento.

Abaixo, o vídeo "Dessine-moi l'éco: la décroissance, une solution à la crise? (O Decrescimento, uma solução para a crise), da série francesa Dessine moi l'éco, que acabo de legendar em português.


4 comentários:

  1. A nossa espécie é alérgica ao DECRESCIMENTO!

    ResponderEliminar
  2. O decrescimento é um conceito estimulante e desafiante mas que ainda provoca alguma desconfiança e perplexidade mesmo em sectores 'progressistas' do espectro político. Surge como crítica radical à ideologia do crescimento económico baseado no aumento do PIB e por isso provoca resistências e rejeição. Aproveito para divulgar post recente que escrevi sobre o tema, onde faço um cruzamento com o Rendimento Básico Incondicional, e que contém várias referências adicionais:
    http://transicao_ou_disrupcao.blogs.sapo.pt/decrescimento-e-rendimento-basico-24759
    Saudações,
    Álvaro Fonseca (Lisboa)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, Álvaro Fonseca, apercebo-me também que palavra "decrescimento" é praticamente tabu. Mas já está na hora de de ser falada, ouvida e entendida. O que sabemos bem, que não vai ser fácil! Obrigada pelo comentário, e vou espreitar o seu blogue.

      Eliminar
  3. Olá
    O grande pesadelo da sustentabilidade corporativa.
    Gostaria de convidar a visitar meu blog no tema
    https://sustentabilidade101.blogspot.com.br

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.