terça-feira, 28 de novembro de 2017

Glifosato: traição e corrupção a favor deste veneno

O glifosato é o herbicida mais vendido no mundo, conhecido pelo nome comercial Roundup (da Monsanto), o qual foi classificado como cancerígeno pela Organização Mundial de Saúde.

Imagem obtida aqui
Depois de meses de impasse sobre a sua reautorização na Europa, ontem a traição e corrupção conseguiram nova aprovação por mais 5 anos na União Europeia, graças à viragem da Alemanha. 
Posição estranha é também a abstenção de Portugal, o país da Europa mais contaminado com este veneno, tanto quanto se sabe.  

A seguir, o desabafo de Margarida Silva:

«Há momentos de desalento. 

Ontem o glifosato foi reautorizado (5 anos, sem restrições) por uma maioria qualificada de Estados Membros graças à Alemanha, que mudou de posição.  

Esta reviravolta resultou afinal de um golpe palaciano: o ministro da agricultura e a do ambiente (da Alemanha) combinaram que o país se ia abster, tal como até aqui... mas depois o da agricultura mandou para o representante em Bruxelas a indicação para votar a favor do glifosato, torpedeando assim o seu colega de governo.

Manifestação em Bruxelas esta segunda-feira contra a aprovação
do uso do glifosato YVES HERMAN/REUTERS, Via Público
E a Comissão rejubilou. 

Não adiantou o milhão de assinaturas, não adiantou todo o acumular de provas de corrupção via Monsanto Papers, não adiantou o Parlamento Europeu ter pedido restrições, não adiantou a ausência de critérios para avaliar a desregulação endócrina, nada adiantou nada. 

Depois não se admirem de o cidadão comum se sentir atraiçoado pela classe política convencional e se deixar atrair pelo radicalismo.

Votos - Portugal foi a única abstenção:
  • A favor (18): BG, DE, CZ, DK, EE, IE, ES, LV, LT, HU, NL, PL, RO, SV, SK, FI, SE, UK
  • Contra (9 ): BE, EL, FR, HR, IT, CY, LU, MT, AT
  • Abstenção (1): PT»

Margarida Silva, doutorada em Biologia Molecular, docente universitária e ativista da Plataforma Transgénicos Fora.  Via email recebido da  lista OGM (para se inscrever nesta lista envie um email vazio para o endereço ogm_pt+subscribe@googlegroups.com)

Ver a notícia referida em GMWatch, 27/11/2017: Scandal erupts around German glyphosate vote

1 comentário:

  1. Quem diria...

    É natural que a Alemanha tenha votado a favor, afinal a BAYER vai unir-se à MONSANTO e vão gerar muitos filhotes!

    De resto estes cinco anos vão servir essencialmente para esgotar eventuais stocks e para começar a transferir as vendas para o novo produto fantástico que eles já andam igualmente a promover.

    Quanto a Portróical, também não é de admirar o voto típico de representante de Povo cobarde e submisso.. abstenção! Afinal de contas cá no glorioso e magnífico parlamento os representes dos irresponsáveis escravos que VOTAM em salafrários votaram sempre a favor do uso de tal maravilha criada pelo intelecto Umano.

    Só não compreendi foi o desabafo da escrava iludida no final "Depois não se admirem de o cidadão comum se sentir atraiçoado pela classe política convencional e se deixar atrair pelo radicalismo."
    Desde quando é que assuntos como este levam as MANADAS de escravos boçais a sentirem atracção pelo radicalismo?

    Vamos lá a mais uns CINCO anitos de Rounds...

    E não se esqueçam, SUSTENTABILIDADE é ESPERANÇA!

    voza0db

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.