sábado, 18 de fevereiro de 2017

Sobreviver à depressão capitalista

O texto que se segue é a tradução (livre) do artigo de Michael Emero, publicado no site Films For Action.

Sobreviver à depressão capitalista


«Vivemos numa sociedade tóxica cheia de pessoas tóxicas. Até mesmo aqueles com os melhores corações - inclusive nós mesmos - foram criados na ignorância, com desinformação. Os nossos exemplos de felicidade são falsos, patrocinados e usados para vender produtos. Os padrões típicos de relacionamento normalizam o egoísmo, o controle e a manipulação. Para a maioria, já não é possível sobreviver sem se venderem, muitas vezes de forma degradante ou esmagadora. Aqueles que sofrem de depressão ou doença mental geralmente não são de facto anormais; são aqueles que permanecem dolorosamente conscientes da realidade, incapazes ou não dispostos a esconder-se dela através do consumismo ou de drogas.

Os "heróis" de hoje são fabricados, falsos, e são apenas marcas de sucesso usadas para promover outras marcas. Os exemplos que somos incentivados a idolatrar são indivíduos ricos, famosos por razões de modas superficiais, não por qualquer valor genuíno de caráter ou contribuição para o mundo. Os nossos egos são cultivados, contudo, a compaixão é cada vez mais desencorajada – e às vezes até proscrita. Os "que têm" só mantêm status e poder superiores usando todos os meios à sua disposição para limitar e controlar os "que não têm". Para os que não acreditam nisso, sinto muito, mas a contínua e inflexível negação da verdade não anula a realidade.

Então, no final, trata-se de reconhecimento e aceitação. Somos apenas escravos com conveniências modernas. Quem afirma o contrário ignora que não podemos escolher a não ser aceitando a nossa prisão ou morte. Hoje em dia, a confiança e a força percebida são muitas vezes alcançadas aniquilando toda a empatia, inteligência ou consciência. Aqueles que resistem a render a sua ética - embora seja a coisa mais difícil do mundo - são ironicamente vistos como "fracos". Aqueles que se recusam a negar a razão dos factos, com base em evidências empíricas, ciência e justiça, são rotulados de perturbadores, como inimigos do suposto "progresso" e "grandeza".

É a vida. Pode concentrar-se em cachorrinhos e arcos-íris, mas ainda assim a vida ser uma confusão psicologicamente abusiva. Pode suspender a realidade e entrar na lavagem cerebral religiosa para se convencer de um propósito maior, se essa for a sua onda - ou talvez tenha sido submetido ao abuso de doutrinação infantil, até ficar incapaz de pensamento crítico. Na televisão, na política, ou através de livros e crenças mitológicas, todas as "respostas" oferecidas são agendas inventadas pelo homem que são perpetradas para o benefício de alguém. Essa é a vida real. Ou você é o trapaceiro, ou o que está sendo enganado; psicopatia feliz ou sofredor saudável.

O verdadeiro segredo para sobreviver à depressão capitalista? Compreender o sistema. Atacar a causa. Canalize toda sua indignação. Mesmo que por nenhuma outra razão que o conhecimento de que desistir ajuda a ganância e a crueldade a triunfar. Se vendermos as nossas almas para avançar, pisando nas outras pessoas, tornamo-nos parte do problema. Tornamo-nos então a razão para que outros se sintam como nós nos sentimos agora. Este círculo de ódio ou se consome-se a si próprio e à humanidade, levando à eventual destruição do nosso mundo - ou colocamos o "civilizado" de novo na civilização. De que lado você quer estar? Pode ser encontrado um sentido de propósito que nos devolva as nossas vidas, para que valha a pena viver.»

Fonte:  Michael Emero;  filmforaction.org , 18 de fevereiro de 2017

2 comentários:

  1. O" verdadeiro segredo para sobreviver à depressão capitalista? Compreender o sistema. Atacar a causa."
    acrescentaria... militantemente!

    ResponderEliminar
  2. A MANADA DE ESCRAVOS capitalistas não quer nem compreender o sistema, e muito menos, atacar a causa pois, como estou farto de escrever, ninguém quer PERDER a boa vidinha (mesmo que seja a providenciada pelo BACF ou RendMín!) que têm!

    De resto se nunca existiu "civilizado" na "Civilização Humana" como raio é que podemos "colocar de novo" esta noção ilusória?

    O umano é que precisa de evoluir para alcançar aquilo que ele acha que é... um Ser Humano! Mas a evolução só resulta ser for radical, e não temporal!

    Lá foi mais uma!
    Abr
    voza0db

    E NÃO! NÃO SOU UM ROBÔ!

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.