quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

A agricultura biológica e o humus, por Jairo Restrepo

Reflexões de JAIRO RESTREPO, traduzidas do seu site: lamierdadevaca.com

"A agricultura biológica é uma entrega à tarefa de desenterrar e resgatar o velho sonho das sociedades agrárias mais humildes e sábias,  que praticaram e garantiram durante muito tempo a auto-determinação das suas comunidades, através da concepção de autênticos modelos de empreendedorismo rural familiar, em que os seres conjugaram conhecimento, saberes, sabores e habilidades para garantir a sustentabilidade e o respeito pela natureza que os viu nascer: essa mesma agricultura, muito mais do que uma simples revolução nas técnicas de produção agropecuária, é o fundamento prático um movimento de aliança espiritual, uma revolução para mudar a forma como os seres humanos convivem com a mãe terra ."



"A maioria das ações que são realizadas hoje focam-se mais em tarefas tecnológicas que destroem a vida, do que naquelas que podem protegê-la. A este ritmo, o caminho do desaparecimento da espécie humana é eminente. "

"O milagre é algo inexplicável para a ciência, algo que jamais poderá definir razoavelmente. Este é o sentido que os agricultores encontram se entregam às tarefas da agricultura biológica, pois diariamente contemplam a bela manifestação dos milagres da vida quando fazem as colheitas".

"O húmus é onde a microbiologia liga com sabedoria o tecido dos dois mundos, o da matéria orgânica e dos minerais. O húmus é o creme milagroso da vida, que contém infinitamente a memória genética da microbiologia que fundou a vida na Terra"

"Na produção de alimentos, a certificação aumenta sistematicamente a exclusão dos mais necessitados ao acesso a uma alimentação saudável."

Jairo Restrepo Rivera nasceu na Colômbia e naturalizaou-se no no Brasil. Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Com três cursos de pós-graduação: Ecologia e Recursos Naturais; Engenharia de Segurança Ocupacional Agrícola e Agroecologia. Tem um trabalho e experiência internacional de trinta anos na agricultura biológica e desenvolvimento rural sustentável, tendo publicado artigos, livros, e realizado centenas de palestras nestes e outros temas relacionados.

Fonte: Site de Jairo Restrepo : lamierdadevaca.com

(com um agradecimento ao António Corceiro, por me ter "apresentado" Jairo e o seu trabalho)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.