domingo, 21 de agosto de 2016

Peniche Livre de Petróleo (petição)

Imagem da página Peniche Livre de Petróleo
O movimento Peniche Livre de Petróleo lançou hoje uma petição para travar a prospeção e extração de petróleo. Assine e divulgue:

Petição pelo cancelamento dos contratos de prospeção e produção de petróleo na Bacia de Peniche e na Bacia Lusitânica

«Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República, 

os signatários desta petição solicitam à Assembleia da República, enquanto órgão constitucional representativo dos cidadãos portugueses, que desencadeie as ações necessárias para cancelar os contratos de Prospeção, Pesquisa, Desenvolvimento e Produção de Petróleo e suspender os trabalhos em curso na Bacia de Peniche e na Bacia Lusitânica, no mar e em terra, localizadas ao longo de toda a faixa litoral, entre Lisboa e Porto. 

Os signatários desta petição consideram que: 


Imagem do panfleto, daqui
- Os riscos ambientais e socioeconómicos desta atividade são muito elevados, como demonstraram os acidentes que ocorreram no Golfo do México e em Michigan, em 2010, entre muitos outros. Desconhecem-se quaisquer estudos de impacto ambiental que suportem os trabalhos em curso e contratualizados, apesar da proximidade de áreas de elevado valor ecológico, como a reserva natural das Berlengas, que é Reserva Mundial da Bioesfera da UNESCO. 

- Os contratos foram negociados e assinados sem consulta pública, num processo pouco transparente. Não se perguntou aos pescadores se queriam ter plataformas onde habitualmente pescam, não se perguntou aos agricultores se queriam ter campos de fracking no lugar dos seus pomares, não se perguntou a quem cá vive, aos surfistas, aos banhistas, a toda a atividade hoteleira, de restauração e turística, se aceitam os riscos desta indústria; 

- Dado que o combate às alterações climáticas exige que 80% das atuais reservas de energia fóssil se mantenham no subsolo, os territórios sem historial petrolífero devem manter-se intocáveis, preservando recursos; 

- Portugal deve dar total prioridade à produção de energias renováveis, pois pelos seus recursos endógenos é um dos países europeus com maior potencial; 

- Além dos riscos sociais e ambientais que nos fazem temer pelo nosso futuro, os contratos em causa têm contrapartidas financeiras insignificantes para o Estado português.»

Fonte: Texto da petição em: http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=penichelivrepetroleo

1 comentário:

  1. Boas!

    Como é hábito nestes casos a hipocrisia é a rainha do panfleto!

    Gostaria de saber quantos dos reclamantes/assinantes utilizam veículos eléctricos?

    É que continuarmos a mandar bocas sobre energia renováveis e depois na prática apenas 1,45% do parque de veículos ligeiros é eléctrico, desaproveitando assim o benefício do investimento em produção de energia eléctrica via sol/vento/água, parece ser no mínimo idiota! E a desculpa do preço já não conta pois a maioria dos carros são mais caros que os eléctricos e de valor muito aproximado!

    Além disto a dica dos salafrários governantes é exactamente em sentido oposto pois o incentivo para compra de veículos eléctricos foi cortado em metade (de 4500 para 2250 euros)! Claramente já acham que basta de incentivar tal aquisição.

    Resumindo, continuamos a querer usar petróleo para tudo - combustíveis é apenas uma parte da utilização - mas não queremos ser prejudicados pelo processo de obtenção de tal matéria prima.

    Hipocrisia destilada e servida com requinte!

    Mas já sei... Vamos aguardar e deixar passar uns tempos e ter esperança que as coisas mudem, por ordem de quem manda!

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.