quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Universidade dos Pés-Descalços (Bunker Roy)

«Em Rajasthan, na Índia, uma escola ensina mulheres e homens do meio rural - muitos deles analfabetos - a tornarem-se engenheiros solares, artesãos, dentistas e médicos nas suas próprias aldeias. Chama-se Universidade dos Pés-Descalços, e o seu fundador, Bunker Roy, explica como funciona.» 




«Nos últimos 40 anos, Sanjit  ‘Bunker'  Roy construiu um notável e sustentável movimento internacional que capacita as pessoas mais pobres do mundo para saírem da pobreza com dignidade, sem sacrificarem a sua cultura ou comunidade. A sua universidade produz o tipo de resultados holísticos que organizações de solidariedade e ONG podem apenas sonhar. Refletindo sobre o processo que o levou, e à comunidade a que ele constantemente dá créditos, a este ponto, e na reação das instituições privilegiadas em que ele foi educado, ele gosta de citar o seu guru, Mahatma Gandhi: "Primeiro eles ignoram-te , depois riem-se de ti, depois lutam contigo  e então tu vences ".»

Fonte (também da imagem): tradução do artigo de Global Environmental Society

4 comentários:

  1. Sigo esta experiência e a dinâmica desta universidade com todo o interesse e curiosidade.

    Neste momento preocupa-me quem ensina na nossa e não sei o que dizer a isto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma universidade exemplar, Rogério.
      Quanto ao caso do despedimento do professor Hespanha, também lhe digo que nem sei o que dizer. Mas a censura parece que anda por aí, À solta e pela calada...

      Eliminar
  2. BELO ARTIGO! VAMOS ENSINAR AS PESSOAS MAIS POBRES.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alexandre e Alana, é como diz o ditado chinês bem antigo: ""Antes de dar comida a um mendigo, dá-lhe uma vara e ensina-lhe a pescar."

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.