domingo, 26 de agosto de 2012

"Incredible Edible" - Palestra TED de Pam Warhurst

«O que deve fazer uma comunidade com a sua terra não utilizada? Alimentos vegetais, é claro. Com energia e humor, Pam Warhurst no TEDSalon conta a história de como ela e uma equipa crescente de voluntários se uniram para transformar parcelas de terra não utilizadas em jardins comestíveis comunitários, e de como mudar o modo como as comunidades encaram os alimentos

Imagem obtida aqui
Pam Warhurst é co-fundadora de “Incredible Edible”, uma iniciativa dedicada à produção local de de alimentos através do cultivo, pela comunidade, em terra não utilizada, em Todmorden, Inglaterra»


Fonte: Tradução do texto no site da palestra TED "Pam Warhurst: How we can eat our landscapes"



Imagem obtida aqui
 «Pam Warhurst é co-fundadora do Movimento  "Incredible Edible"  um movimento que vem crescendo em Todmorden (Yorkshire, Inglaterra) desde 2008. "Incredible Edible" tem como objectivo levar as pessoas a pensar e a envolver-se na produção local de alimentos. 
Os moradores são incentivados a transformar a sua envolvente em "espaços públicos comestíveis” espaços públicos através do cultivo de alimentos onde é possível - incluindo parques de estacionamento, bares, ruas e escolas. Inicialmente o projeto adotou uma abordagem de guerrilha de jardinagem, mas logo começaram a se aproximar dos responsáveis dos setores público e privado para obter a permissão de plantar em espaços não utilizados. 
Desde então, a equipa de "Incredible Edible" tem trabalhado com o Conselho de Calderdale para tornar mais fácil às pessoas e organizações a plantar em terras de propriedade do Conselho, e formaram parcerias com instituições públicas, como escolas e empresas de transporte. Todas as escolas de Todmorden estão agora envolvidas no movimento. 
Imagem obtida aqui
Desafiando as noções do que as pessoas podem criar fisicamente na esfera pública, esse projeto não tem filiação formal e todos os moradores são incentivados a participar como e quando podem. Enquanto "Incredible Edible"  é liderada por um grupo de moradores, a equipa tornou-se uma voz do movimento de alimentação sustentável, dando palestras e visitando organizações em todo o Reino Unido para inspirar diferentes maneiras de pensar em alimentos. 
Pamela torna explícito que este projeto trata de ação em vez de retórica, e busca continuamente oportunidades para as pessoas se envolverem e verem os frutos de seu trabalho.»
 Fonte: Tradução do artigo de Nesta: Pamela Warhurst:Incredible Edible Todmorden

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.