segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Wangari Maathai - Sejamos como o beija-flor!



Wangari Maathai morreu ontem (dia 25 de Setembro de 2011), aos 71 anos, mas continuará viva em cada folha, cada ramo e cada raiz de cada uma das mais de 40 milhões de árvores plantadas no Quénia com a ajuda do movimento que criou - o Movimento Cinturão Verde (Green Belt Movement). 

Prestei-lhe homenagem no passado Dia Mundial do Ambiente, mas não poderia deixar de voltar a fazê-lo no dia em que tive a triste notícia da sua partida. 

Assim, aqui fica a história animada do beija-flor contada por Wangari Maathai: "Eu serei um beija-flor" (do filme DIRT!), e um pequeno extracto da sua autobiografia "Plantio de Ideias", obtido no site Planeta Sustentável.

Sigamos o conselho de Wangari, sejamos todos como o beija-flor, fazendo o melhor que pudermos! Será essa a melhor homenagem que lhe poderíamos prestar!

"PLANTIO DE IDÉIAS
 
Graças a esses recursos, a visão que tive, no início dos anos 1970, se transformou, passando de algumas conversas e uns poucos viveiros de árvores ao plantio de literalmente milhões de mudas e à mobilização de milhares de mulheres. (...). Para restaurar terrenos degradados, tínhamos que cuidar das mudas. Disse então às mulheres:

- Vocês precisam verificar se as pessoas a quem deram suas mudas realmente as plantaram e também se essas mudas sobreviveram por pelo menos seis meses. Só então receberão sua compensação financeira.

É assim que o Movimento Cinturão Verde funciona até hoje. (...) À medida que ele se desenvolvia, fui me convencendo de que precisávamos identificar as raízes do depauperamento. Tínhamos que entender (...) por que havia desnutrição, escassez de água potável, perda de solo arável e chuvas irregulares (...).

Por que estávamos atentando contra o nosso próprio futuro? Aos poucos, o Movimento Cinturão Verde foi se transformando: de um programa de plantio de árvores passou a ser também um programa de plantio de idéias. (...)
"


4 comentários:

  1. O que nos é exigido é que façamos o melhor que pudermos. Pode parecer pouco, mas é o melhor que podemos e sabemos fazer e se cada um fizesse e desse o seu melhor, com certeza que essa gota se transformaria num imenso oceano. Desapareceu uma grande mulher. E num aspecto temos de concordar que o mundo teme melhorado; já se dá grandes prémios a mulheres e , o mais importante, a mulheres negras, coisa impensável há anos. Fiquei triste com a notícia da morte dela. Um beijinho, Manuela e um bom fim de semana
    Emília

    ResponderEliminar
  2. Olá Emília

    Se os "elefantes" e outros "animais" de grande porte usassem a tromba para ajudar a apagar o fogo, ele extinguiria-se depressa. Infelizmente, só os beija-flor parece entender isso. Esperemos que muitos "beija-flor" façam o que puderem. E a beija-flor Wangari Maathai conseguiu que muitos beija-flor fizessem trabalho de elefante.

    Uma grande perda, mas que fica para sempre em cada árvore e em cada mulher e família que ajudou.

    Obrigada e bom feriado :)

    ResponderEliminar
  3. Não sabia que ela tinha falecido... :-(


    A história do beija-flor tem um significado especial para todos os pequeninos de tamanho mas grandes de coração que tentam fazer diferença, mim incluída (http://pensamentosdaveiga.blogspot.com/2010/07/mim-um-beija-flor.html), por isso aqui deixo a minha homenagem a uma Senhora que nos prova certos! :-)

    Que 2012 seja cheio de Beija-flores "indeed"!!! :-D

    ResponderEliminar
  4. Não sabia que ela tinha falecido... :-(


    A história do beija-flor tem um significado especial para todos os pequeninos de tamanho mas grandes de coração que tentam fazer diferença, mim incluída (http://pensamentosdaveiga.blogspot.com/2010/07/mim-um-beija-flor.html), por isso aqui deixo a minha homenagem a uma Senhora que nos prova certos! :-)

    Que 2012 seja cheio de Beija-flores "indeed"!!! :-D

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.