terça-feira, 16 de agosto de 2011

Um novo paradigma: "Cuidar"

 Encontrei o vídeo da conferência do educador colombiano Bernardo Toro no TEDx Amazônia, no artigo "Sobre a importância de cuidar" de Afonso Capelas Jr, no blogue Sustentável na Prática.
 
Um artigo que aconselho a lerem e um vídeo que aconselho a verem e divulgarem.

10 comentários:

  1. Armindo

    Excelente, sem dúvida. É urgente mudar o paradigma, passar da ânsia do sucesso pessoal ao cuidar!

    ResponderEliminar
  2. Acho que um dia destes lhe dedico um post. Nem sei se será lisongeiro. Tenho que pensar nisso primeiro...

    :))

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida.
    O único tipo de transações viáveis para maior igualdade e harmonia são as que os dois lados ganham com elas.
    Recuso-me a fazer "transações" de outra "natureza".

    E quero viver num mundo assim...

    Looongoooo abraço a todos os que aqui vêm espreitar.

    ResponderEliminar
  4. Aqui está um artigo que explica, que o Mundo caminha exactamente em sentido contrário e se for procurar mais, não saio mais do PC. Sim, o senhor tem toda a razão, mas como começamos a mudar de paradigma dentro de OUTRO paradigma que se está a sobrepor, um Mundo Protofascista?! Cuidar sem derrubar este novo paradigma? Não estaremos já um pouco atrasados? Alguém me sabe responder a isto? Obrigada.

    ResponderEliminar
  5. E o facto de estarmos atrasados, so serve para nada fazermos.
    Fada, nunca e tarde e antes tarde do que nunca. Nao sao so frases feitas.
    A nossa civilizaçao sera sempre feita de lutas, infelizmente.
    E como dizes, nao basta ter o jardim arranjado, e preciso cuidar.
    Mas se tivermos desmoralizados, deixamos o jardim ser invadido. Perdemos a força para o tratar.
    E por isso que temos sempre que ter o otimismo connosco, porque se nao, a vontade e de cruzar os braços perante a invasao.
    E cuidar tb e lutar contra os invasores. O que podera nao ser assim tao pacifico. Mas e assim que o mundo ate tem avançado.
    O problema actual, e que a "evoluçao" das sociedades "des-envolvidas", criou um exactamente isto, sociedades nao envolvidas, quer com a natureza, quer com todos os outros problemas resultantes destas sociedades.
    A maioria pertence ao nosso lado, estao um tanto confusos.
    O outro lado promete um mundo de mentira, inexistente perante as suas praticas, e factual. E so com esta consciencia e que as pessoas poderao mudar de lado.
    Eu sei que e mais complicado do que isto.
    Mas resumindo, o que se passa e basicamente isto.
    Fada, nao desistas de ter algum otimismo.
    Em vez de so mostrar e denunciar os problemas existentes para quem nao os quer ver, ha que haver soluçoes. Elas existem e tenho a certeza que todas estas pessoas concordarao que este mundo esta doente. Elas sabem disso. Mas perante a dimensao, temem nao ter poder de as transformar, dai a negaçao e o nao quererem saber.
    Dai, eu achar que o otimismo, e justamente o contrario deste pessimismo das pessoas, que as obriga a nada fazer, porque "e assim".
    O quanto eu te percebo...
    Desculpa-me Fada, mas ja me senti assim.
    Um looongoooo abraço.
    Infelizmente temos que ser "guerreiros" para termos um mundo melhor, mas com um certo equilibrio dentro de nos e tem que ser possivel.

    ResponderEliminar
  6. aNatureza!! A minha pegada ecológica bem como a da minha família nuclear, deve ser das mais pequenas do País! Queres que eu seja optimista quando vejo todos à minha volta a fazerem o contrário? Tenho cinco cães do abandono... trato de mais quatro gatos e não vejo estes cuidados em muita gente! Como posso ser optimista?! Já faço a minha parte e não consigo deixar de ser realista!!!
    Eu vivo na Natureza!
    De qualquer forma, descansa que estou mais motivada para uma revolução, seja ela de que tipo for, do que a grande maioria das pessoas!
    Um beijinho grande.

    ResponderEliminar
  7. Ora vejam isto e digam lá onde está a mudança de paradigma, se contarmos que nós, os "informados" da internet somos um número residual!

    ResponderEliminar
  8. Pois eu tb. Nao consigo deixar de ser realista quanto aos factos.E um deles, e que o mundo precisa de varias revoluçoes, pois este caminho e apenas de destruiçao de tudo o que tem valor para a nossa sobrevivencia.
    E a esperança e otimismo tem a ver com o facto de querer acreditar que teremos mais companhia para haver as tais mudanças, apesar da maioria ainda estar a dormir.
    Mas mais do que nunca, irao acordar. La estou eu... :)

    ResponderEliminar
  9. Rogério, aNaTureza e Fada do Bosque

    Muito obrigada pela visita e pelos vossos comentários, e peço-vos desculpa por só agora ter ainda agradecido, mas ultimamente não tenho muito tempo disponível.

    Abraços :)

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.