terça-feira, 19 de outubro de 2010

Introdução à Permacultura no Porto

No passado dia 2 de Outubro frequentei uma "Oficina de Permacultura", na Quinta da Gruta, na Maia,   iniciativa do Núcleo do Porto da Quercus destinada a dar a conhecer a filosofia da Permacultura (vídeo aqui). Foi uma tarde bem passada, em que pudemos ficar com uma ideia do que é a Permacultura, onde foi construída uma "espiral de ervas", e que nos despertou a vontade de ir mais além, fazendo formação intensiva no tema para  colocá-lo em prática. Sendo a permacultura uma ferramenta essencial para a Transição, espero quer este tipo de iniciativas se repitam em muitos locais do país, quer a nível de introdução, como esta, quer mesmo o curso intensivo.


Permacultura no Porto Canal from Quercus Porto on Vimeo.

4 comentários:

  1. SIIIIIMMMM!!!
    Gostaria bastante de fazer algumas formações em permacultura e principalmente na transformação de infra estruturas já feitas para este modelo.
    Por cá é sempre muito difícil, mas se arranjar um bom grupo se calhar será possível.
    Já faço um pouco de permacultura, mas queria ir mais para a frente.
    Até na cidade se pode fazer alguma coisa neste sentido(particularmente e não só). Já vi documentários a falar sobre isto.

    ResponderEliminar
  2. Ana Teresa, esperemos mesmo que se disseminem por esse país :)

    Hoje e amanhã há uma conferência no Porto, em que a permacultura (urbana) entra no programa (ver meu "post" de hoje).

    Amanhã e depois, estarei na GLOCAL 2010, onde a permacultura será falada certamente, pois ao falar de Transição se falará dela.
    Estará lá uma representante da cidade em Transição Totnes, Jacqi Hodgson, o Dr Luís Queirós da Vox Populi e do blogue Transição, que conheci em Pombal na Conferência sobre Transição, e o Miguel Leal, da Paredes em Transição, que conheci precisamente nesta Introdução à Permacultura.

    Pelos vistos, parece que há divulgação :)

    ResponderEliminar
  3. Estou feliz por saber que existem maneiras de desenhar cidades sem produção de resíduos, e ainda mais feliz por aprender algo novo! Agora posso afirmar com orgulho "Eu SEI o que é permacultura!" :)))

    Obrigado Manuela por este post maravilhoso!

    ResponderEliminar
  4. Olá Miguel

    Ainda bem que gostaste. Eu também estou muito entusiasmada com a Permacultura e a Transição, acho que são o caminho certo para um futuro melhor. É muito bom ver a juventude animada com este caminho: lá na "oficina" havia gente de todas as idades, e é disso que precisamos.

    Obrigada e um abraço :)

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.