sábado, 26 de dezembro de 2009

Mudar a Educação para mudar o Mundo

É brilhante esta conferência de Sir Ken Robinson sobre o Ensino Público nas escolas de todo o mundo que a Fada do Bosque sugeriu e que muito agradeço.
Se ainda não viram, não percam o discurso de 20 minutos do princípio ao fim, vale mesmo a pena.



Vivemos numa sociedade cujo objectivo é produzir cada vez mais coisas, extrair cada vez mais coisas do nosso planeta, transformar coisas noutras coisas que usamos mesmo sem precisar e deitamos fora produzindo lixo e estragando o planeta. Mas não vamos continuar a poder sempre a usar e estragar. Não vamos poder continuar sempre a produzir coisas que só achamos úteis porque nos criaram essa necessidade artificialmente.

A sociedade do futuro tem de ser repensada, a economia e a distribuição dos empregos tem de ser diferente. Terá haver menos gente dedicada a fazer "coisas" e a extrair "coisas" da Terra, e mais gente dedicada às artes e à cultura. Por isso, os sistemas de ensino público têm de ser os primeiros a seguir esse caminho.
Como diz Ken Robinson a educação não deve minar a criatividade das crianças, mas antes acarinhá-la. Eu acrescento apenas que as crianças devem ser também educadas para não serem tão dependentes de objectos, e a dar mais valor ao ser do que ao ter.

9 comentários:

  1. Muito te agradeço, mana, por teres divulgado o que para mim se torna o ponto fulcral, para a mudança de paradigma, nesta nova Era: A Educação.
    Se repararmos, tudo se baseia nesse pilar fundamental, as instituições e as escolas deviam mudar o próprio Sistema, com um novo tipo de ensino, mais alargado e abrangente. Um novo sistema educativo, que não fizesse do Humano um autómato arrogante e presunçoso, que mudasse o próprio carácter da sociedade consumista e da sociedade onde o que vale é produzir e ao mesmo tempo destruir aquilo que é de todos. Quando digo de todos, refiro-me particularmente às outras espécies de que tanto dependemos, que temos magoado e dizimado sem olhar para trás e sem pensar nas consequências!
    Urgente seria implementar um tipo de Educação que colocasse ao mesmo nível do Humano, todos os outros seres. Em cada ser está uma parte do divino, uma obra perfeita, seja no vôo da libélula, seja no olhar de qualquer ser que nos fita com curiosidade ou receio. Se queres encontrar Deus, olha uma das suas criaturas nos olhos e sente que fazes parte do todo... Ao não sentir assim, ninguém acredita no Deus, ou Criador, ou no Divino... agora entendo, porque é o Homem tão ateu ou descrente... separou-se do resto! Não é feliz.
    Serás um génio criador se conseguires sentir dessa forma, se te incluires no todo como uma parte. Esse lado Humano deve ser explorado e ensinado, para que o Homem possa dar de si tudo o que de criativo possui... somos um vector do criador, ensinem-nos a percepcionar tal dádiva, estamos a desperdiçar o que faz de nós seres extraordinários e maravilhosos. A fome e a guerra, são prova de que isso é verdade! Ensinar apenas a fazer contas e gerar lucro... irá ser o nosso fim!
    O Génio tem de ser cultivado... Eduquem o Humano! O Homem é Mau se não for ensinado.
    Eu encontro Deus todos os dias... basta estar atenta à sua obra, à Natureza, da qual fazemos parte! eu... o grão de pó... encontro Deus sempre que me decido a isso.

    ResponderEliminar
  2. Querida amiga Manuela.

    Eu li o caloroso e muito lúcido comentário da minha amiga Helena (a nossa Fada, com um coração enorme) com o qual naturalmente concordo, embora não totalmente. Desculpe querida Helena...este não é o sítio nem o momento para lhe dizer quais são esses aspectos.

    Como sou toda coração também tenho muitas vezes dificuldade em perceber os porquês de tantas falhas humanas.
    Ó tão óbvio que tudo passa pela educação, mas como diz a Manuela, e muito bem como sempre, a educação não pode castrar a vocação das nossas crianças, só porque numa sociedade consumista, como a actual, lhes é dito que se não for Licenciado em Economia, Direito, etc, não terá futuro.
    Está errado, a sociedade precisa de de mais artistas em todas as áreas, como precisa de mais profissionais competentes noutras áreas, como a restauração.
    Há muitas áreas onde a mão de obra é paga a peso de ouro e é feita muitas vezes por "profissionais" sem qualificações adequadas.

    Um dia conto-vos a história da construção da minha piscina...inacreditável.

    Parabéns amiga, por ter trazido mais uma vez um assunto que dá pano para mangas.

    Querida, se calhar o meu comentário onde lhe pedia o código do Donate Free, não entro... as pressas dão no que dão.
    Pode mandar-mo por e-mail, por favor.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Feliz Ano Novo! Continuem o excelente trabalho que começaram neste velho ano!
    Boa Sorte e tudo de bom!

    Mab

    ResponderEliminar
  4. Interessante o paralelo entre «criatividade»; «erro», «educação»..Tal como a «hierarquia das disciplinas» e a «riqueza das capacidades humanas»... Será que devemos remontar a K. Popper e perguntar o que demarca a ciência da não ciência?! Ou será melhor tentar pensar em Anaxágoras e repensar o problema da mudança e da desagragação...?!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Olá Fada

    Com esse excelente texto de comentário, tendo sido tu a descobrir o discurso, e sendo contribuidora do blogue, não entendi ainda porque não fizeste tu um "post"... aguardei até ontem...
    É preciso educar para uma sociedade melhor, mas quanto ao homem ser mau se não for ensinado, tenho algumas dúvidas... pois eu acho que as maiorias das atrocidades que se cometem neste mundo acontecem porque quem as faz foi "ensinado" para isso.

    ResponderEliminar
  6. Olá Fernanda
    Obrigada pelo seu elucidado e interessante comentário. Neste momento, o ensino parece destinar-se a prolongar a sociedade de consumo, e é isso que tem de mudar. Fernanda, só não percebi o código que pretende :(, talvez fosse melhor explicar-me por e-mail.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Mab
    Muito obrigada pelos votos para 2010, que lhe retribuo da mesma forma.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Olá Jeune Danme
    De filósofos e de filosofias não percebo nada, por isso não sei responder à sua pergunta. Sei apenas que se queremos mudar a sociedade, temos de repensar a educação. Mas ainda vai levar tempo até que os políticos entendam que estamos em tempo de mudança de paradigma, eles fazem tudo por manter tudo na mesma.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Os que fazem o mal foram para isso ensinados? claro, mas porque não o contrário? Porque não educar para o bem?! É mais difícil?
    O instinto obedece aos sentidos... agora mistura a estas duas capacidades (sentir-reagir) à aprendizagem. É preciso educar a nossa espécie que nasce com uma "espada na mão", quer queira quer não (não opção de escolha). Essa espada é o Livre Arbítrio, a escolha(incrível!). Temos de escolher, pensamos que somos livres e estamos absolutamente enganados. Somos "livres" de escolher e o Homem por tendencia, escolhe o caminho mais fácil, o dos sentidos, oposto ao da razão (a fera). Se aprendêssemos a cultivar o que de mais de valioso temos, o espírito... Se em vez de cultivar o egoísmo aprendessemos a disciplinar as nossas emoções e instintos, através da Razão, no Respeito a tudo e todos os que nos circundam... Se soubéssemos aplicar no dia a dia o altruísmo em vez do egoísmo, o Mundo não seria mau. A auto disciplina aprende-se, pratica-se e ensina-se. Isso é necessário ao ser humano... Razão, Valores!
    Tendo a capacidade de percepcionar a obra da criação, não educar essa capacidade, significa o que acontece neste momento: A insustentabilidade, o desprezo por tudo, por todos e pela Natureza! A Natureza que nos muniu do Dom de a podermos percepcionar no todo e como consequência, a capacidade de criar,
    transformando-a, valorizando-a e não destruindo-a!
    Ensinar o caminho mais fácil, o da presunção, o de que que somos perfeitos no engenho e na arte, ou seres superiores, acabará com a nossa espécie... Demos valor demais ao que somos, usamos um Dom concedido pela Natureza, para a destruir. Isto terá o seu preço!... Deus perdoa sempre, (por isso é que existe) o Homem às vezes e a Natureza, NUNCA!
    No nosso egoísmo, esquecemo-nos dos outros.
    Gostei muito desta frase que por certo já conheces, de G. C Lichtenberg - "Que o Homem é a mais nobre das criaturas, pode inferir-se do facto de nenhuma outra ter contestado tal afirmação."
    Assim o humano subjugou-se ao Império do Mal. O Mundo prova-o todos os dias... Pelos vistos, nós humanidade, escolhemos enfiar a espada no nosso próprio abdómen.
    Se sou catastrofista? Até a Mãe Natureza tem os seus limites, perante tanto instinto predador, seríamos capazes de a extinguir se Ela não tivesse o poder, de nos extinguir primeiro!

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.