sábado, 12 de dezembro de 2009

Este Natal não mate o ... Natal!

Ouvia o papel dos embrulhos a ceder ante as investidas dos pequenos. Cada rasgão era seguido dum ponto de exclamação … "olha, olha … um jogo para a WI!", "e eu, e eu … três jogos para a Portable!". E ainda lhes faltava descobrir as sapatilhas da VANS mais as NIKE, um telemóvel para cada um prenda dos avós, a colecção inteira dos DVD’s do Naruto, mais o CD da Rihana, a camisola da DESIGUAL, e bem lá no fundo a Playstation 3 mais o GUITAR HERO, o jogo do DJ … e depois as prendas da mulher, dos sogros, dos pais, dos sobrinhos. E certamente que alguém lhe tinha comprado alguma para ele.
Tudo graças à secreta parceria que ele fizera com a MASTERCARD, embora suspeitasse que a mulher tinha feito outra com o VISA.
Mas como festa é festa, na véspera trataram-se como marajás. Bacalhau (imposição da sogra), peru assado, marisco, polvo e doces em cascata. Só de doces havia gasto para cima de 200,00€ na pastelaria do Senhor Manuel, mais o champanhe da MUM e o vinho tinto. Como não conseguira decidir entre CARTUXA e o DUAS QUINTAS, encomendara seis garrafas de cada. Era um pragmático
Já ao fim das escadas ouviu um berreiro monumental. "Que se passará?", pensou acelerando o passo. A sala era uma Amazónia de papel amarrotado, fitas desfeitas, prendas espalhadas e a miudagem toda em alvoroço. Uns de lágrima no canto do olho, o mais pequeno confirmado como o autor do berreiro, todos em bolandas à procura dos bonecos do Presépio. Neste não só faltava o Menino, como toda a Família, mais um burro, dois anjos e um camelo. No meio, um papel.
Baixou-se, pegou nele, desdobrou-o e … tinha lá escrito:
"Fomos embora. Pediremos asilo provavelmente junto dos sem-abrigo ali do fim da rua. Nesta casa já não mora o Espírito de Natal, antes o da OSTENTAÇÂO. Antes, ninguém nos tapava com prendas, agora ficamos cercados como presos num campo de concentração. Todos rivalizam com todos a ver quem mais prendas dá, mas se olharem bem fundo verão que muitas vezes é uma forma de CALAR A CONSCIÊNCIA. Adeus!"
Ficou ali junto à árvore em silêncio. Era verdade. Tudo.
Reprimiu uma lágrima, porque um homem não chora, mas lembrou-se que noutros tempos corria jardim fora atrás dos filhos. Agora corria à frente deles, fugindo e tapando o vazio com prendas!

25 comentários:

  1. Ferreira-Pinto
    Excelente este teu texto sobre o Natal! Ilustra perfeitamente o que se passa com o Natal, cujo espírito de paz, de harmonia e de celebração do nascimento de Jesus tem vindo cada vez mais a ver substituído pelo espírito do comércio e a preponderância do verbo ter, com todos os inconvenientes que o consumismo acarreta e que já muito se falou por aqui.
    Obrigada por enriqueceres este blogue com este teu "post".

    ResponderEliminar
  2. Este é um texto para meditar bem no que andamos a fazer.

    Uma coisa te posso garantir: O meu Natal tem Jesus!

    ResponderEliminar
  3. Olá caro Ferreira Pinto,

    Afinal pensamos da mesma maneira, pelo menos neste campo.
    Belíssimo texto e sem dúvida alguma a mesma conclusão.
    Parabéns.

    Bom Natal!
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Ó minha cara amiga, este "post" foi escrito sim mas, mais me diz que foi cá com uma alma! Olhe sabe, eu espero que os amigos que vão passando pelo seu blog; entrem, leiam, meditem e depois se ainda vão a tempo temperem os desejos de ofertas de natal.
    Em minha casa como naõ tenho os meus netos por cá, por certo pois ainda não tenho a certeza, mas quase, prendas vão ser poucas.
    Coisas pequenas. Para os netos, já uns meses que comecei a fazer um mealheiro, cuidando dos futuro deles. Sim, porque daqui uns anitos já cá não estarei a vê-los a crecer.
    Voce diz que os homens não choram, quem lhe disse! Parei a pensar nos anos em que não vou poder estar aqui. Ó valha me Deus.
    Isto é mais forte. Não aguento.

    ResponderEliminar
  5. Confesso que sou um pecador, embora moderado ... é que coloco o acento tónico no verbo "dar" durante esta época.
    Com parcimónia, mas gosto. Vale-me o facto de me circunscrever àquilo que considero o núcleo do átomo familiar!
    Sempre procurei fazer da minha festa de Natal um momento de comunhão e harmonia, uma festa da família.
    Porque também sei que de pouco nos vale ter o "sapatinho" cheio, se não tivermos a alma, o coração chamem-lhe o que quiserem, vazio!

    ResponderEliminar
  6. Olá Ferreira - Pinto! ( desta vez não lhe troco o nome!)

    Com muita ironia à mistura conseguiu um belo texto.
    É certamente uma frase estafada, mas contém muito de verdade: "O Natal já não é o que era". O Menino Jesus foi trocado pelo Pai Natal, o presépio pelo pinheiro,e até o sapatinho foi trocado por uma daquelas meias altas-certamente para levar mais prendas.E estas, para cada vez mais gente, passaram a ser a essência da festa da consoada. É uma forma de colonização, sempre ditada pelo lado mais forte ... e não será fácil fazer-lhe frente.
    Um abraço.
    Vitor Chuva

    ResponderEliminar
  7. Mais uma desgraça do Consumismo...

    Mas enquanto nós andamos, até dar, neste estilo de vida sem futuro outros têm que lavar a comida com OMO... façam o download do vídeo abaixo e vejam... século 21... que beleza!!! O mais triste é que todas estas coisas que compramos... a matéria prima para as fabricar vem destes países onde se tem que lavar a comida!!!

    Vídeo aqui

    ResponderEliminar
  8. Paradigma dos nossos dias, o consumismo não consegue, apesar de tudo, aquecer o coração... obrigado pela parábola!... "Não matem o Natal!" devia estar escrito nos muros da cidade... talvez assim, no meio das compras, com as mãos mais vazias e os corações mais cheios, as pessoas fossem para casa sorrir, aquecidas, construir o espírito do Natal :)

    ResponderEliminar
  9. Num Mundo que se diz cada vez mais ateu, sendo o Natal uma festa de origem religiosa (solstício de Inverno anteriormente a Jesus), não deixa de ser um símbolo extremamente carregado, da festa da família, da sua união e da sua "alma",
    O espírito de Natal significa a partilha, mas do amor e da companhia, da família.
    Partilhar esse amor e educar as crianças, nessa única expectativa e com uma pequena lembrança, apenas para elas. Se gostamos de dar, podemos dar-nos a nós próprios e se assim fizermos, o Natal não morre.
    Pena é que, sem saír aqui de casa já me digam, que o frenesim das compras é um facto!
    QUINN, o teu texto está algo de espantoso! Parabéns! :) Tudo dito!
    NÃO MATEM O NATAL...

    ResponderEliminar
  10. Eu decidi partilhar o e-mail que me mandaram e completei: "Querido Pai Natal!!!
    Este ano o senhor levou o meu cantor e dançarino favorito-MICHAEL JACKSON; o meu actor favorito - PATRICK SWAYZE, e a minha actriz favorita - FARRAH FAWCETT... Queria lembrá-lo que o meu "Político" favorito é o José Sócrates. E a Ferreira Leite, o Alberto João, o Satana Lopes, o Passos Coelho, o Marcelo Rebelo de Sousa... ah e já agora o Cavaco Silva.Tem tempo até ao final do ano???"..hahaha
    Pronto, eu sei, é um humor negro...

    ResponderEliminar
  11. Só mais uma "piadinha", o Pai-Natal está mais virado para o Berlusconi! Fonte segura! :-)

    ResponderEliminar
  12. Nem mais estou de acordo com as escritas por aqui.
    Dizem que o dia de Natal é um dia como outro qualquer. Outros dizem que este dia devia ser todos os dias. Outros como não são cá desta religião embora professam o Cristo, passam ao lado, para ele o dia mais importante é o Ano Novo. Outros nem uma coisa nem outra, são ateus mas vendem livros que se farta, outros não têm Natal, vivem na rua.
    Aceitam uma sopa, um pão, uma peça de fruta e se possível um bagaço para aquecer. Para estes, o Natal, é o tal dia de todos os dias, que teimam em contrariar as amarguras que passam. Rua abaixo rua acima, num portal a dormir, porque é Natal, não tem ou recusam a família. É a tal ou as tais almas vazias e sem chama que o Amigo Ferreira Pinto, dá no seu bitaite (chamo eu) e bem.
    Para mim o Dia Natal, faço por tudo que seja todos os dias. Porque dou, porque não recuso um favor, porque não recuso um sorriso, porque não recuso um aceno de mão ou olhar, um olá. Porque dou um computador a uma pessoa que em tempos já foi abastada e hoje mal pode sustentar a casa que não é dela, é dos filhos por herança do pai e, ela com o PC, usado, com programas e tudo, lá teve o seu dia de Natal. Disse ela para a filha:
    - Sabes filha, já tive uma prenda de Natal, o que foi mãe? Vou ter um computador ao fim do setenta e tres anos.
    Mas, estou sempre com a alma aos pulos pensando; que raio, esta vida é esta para os desempregados não melhora!
    Chamemos-lhe a “Alma de Almeida”, que barre o lixo para um canto na rua junto ao passeio à espera que a recolha seja feita pelo carro vassoura.
    Que raio de Natal para estes que nunca mais chega o Pai Natal, ao menos!

    ResponderEliminar
  13. Ferreira-Pinto,
    Que maravilha! Que lição!
    Quem a irá seguir?
    Talvez só eu.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  14. Olá amiga MAF-RA conhecendo-te, não duvido por um segundo que o teu NATAL tenha JESUS presente!
    Que o gozes na plenitude que o mereces, eis o que te desejo.

    ResponderEliminar
  15. FERNANDA grato pelas palavras elogiosas e acredite que é bem certo que pensemos da mesma maneira em muitas mais coisas.

    ResponderEliminar
  16. Amigo TEIXEIRA mas que pessimismo é esse? Não importam os anos que o amigo por cá vai andar, o que importa é os dias e o modo como os vai viver ... e como eu sei que é homem cheio de genica e sangue na guelra, ainda os netos hão-de dar grossas e fartas risadas na companhia do avô!

    ResponderEliminar
  17. Amigo VÍTOR CHUVA não só de boa memória mas de fino humor ... apreciei a entrada em jeito de lembrete! :)

    No mais, é como diz; deixamos que um dos lados se impusesse, esquecendo que em tudo na vida a moderação devia ser a rainha que nos conduzia.

    ResponderEliminar
  18. Voz a 0 dB, irei certamente espreitar o que nos recomenda. Grato pela participação.

    ResponderEliminar
  19. Cara amiga ANA PAULA FITAS não só o consumismo não aquece o coração como, muitas vezes, arrefece a carteira. E. nalguns casos, por largos tempos! Falta juízo a muita gente ...

    ResponderEliminar
  20. Amiga FADA como dizes, as pessoas tendem a esquecer que é possível conciliar o TER com o DAR, que se pode mostrar AMOR e dar AMOR e AMIZADE sem ter necessariamente que imitar o fausto da embaixada que D. Manuel, nos tempos das Descobertas, mandou a Roma em honra do Papa!

    ResponderEliminar
  21. Jeune Dame du Jazz então? No NATAL ia-se lá pedir uma coisa dessas a Menino Jesus? Por exemplo, se fosse eu a escrever isso, logo ele toparia que era tudo "tanga" ... Swayze ou Fawcett meus actores preferidos? :)

    ResponderEliminar
  22. Pois, minha cara MARIA JOSEFA PAIAS, que honra e orgulho seria que se juntasse a este apelo!

    ResponderEliminar
  23. Não conhecia, mas está cada vez mais actual... :-S
    Bem conseguido e bem partilhado! :-)

    ResponderEliminar
  24. Olá Sónia

    Também acho, o Ferreira Pinto escreve muito bem :)

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.