quarta-feira, 18 de março de 2009

Comer menos carne é bom para o ambiente

Rajendra Pachauri, economista indiano, foi laureado com o Prémio Nobel da Paz em 2007 como Presidente do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, em conjunto com Al Gore.

Em entrevista ao The Observer, em Setembro de 2008, disse que as pessoas deviam não comer carne um dia por semana, se quiserem fazer um sacrifício pessoal e efectivo para ajudar a combater o aquecimento global.

Isto porque a produção de carne é responsável por cerca de um quinto das emissões de gases de estufa para a atmosfera (dados da FAO), causando também outros problemas ambientais, como por exemplo a destruição de habitats naturais.

Actualmente a média de consumo de carne é de 100 gramas por pessoa por dia, variando desde 200-250 g/dia nos países ricos até 20-25 g/dia nos países pobres.

Tendo em consideração que na nova Roda dos Alimentos, a carne, juntamente com o peixe e os ovos, devem ser apenas 5 % da nossa alimentação, reduzir o consumo diário de carne, ou abster-se de a comer pelo menos um dia na semana, além de ser bom para o ambiente, vai também contribuir para uma melhor saúde.

1 comentário:

  1. Olha, estou de parabéns.
    Carne é o que menos como pelos dias de hoje.
    Por isso, estou em sintonia aqui com Rajendra Pachauri.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.